Previsão é atender cerca de 100 empresas transportando até 55 toneladas de carga por semana. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

SJK Airport prevê que os dois voos semanais entre a cidade e Miami atenderão cerca de 100 empresas da RMVale

 

DA REDAÇÃO

Está prevista para o próximo dia 19 a retomada dos voos de carga no aeroporto Prof. Urbano Ernesto Stumpf, em São José dos Campos. A expectativa inicial da empresa SJK Airport, que administra o terminal desde novembro do ano passado, era ter o primeiro voo regular de carga na última quarta-feira (3), mas a data foi alterada.

Estima-se para o terminal de carga do aeroporto um potencial de atendimento de cerca de 100 empresas da região que necessitam exportar e importar produtos.

Segundo o CEO do grupo Aeroparts, Eduardo do Valle, São José dos Campos poderá se tornar “um grande hub logístico internacional com a reutilização do terminal”. Ele informou que foram feitas reformas para receber os voos de carga com mais segurança e eficiência.

“Qualquer empresa que importar por aqui terá um serviço de excelência, mais ágil e mais rápido. Isso vai gerar mais competitividade para as empresas da região. Queremos atrair empresas de alta tecnologia e do setor industrial. A retomada dos voos de carga vai fazer crescer a economia regional e gerar empregos”, disse.

Segundo Valle, a concessionária também conta com a ajuda da Prefeitura para a atração de voos de passageiros. “Já conversamos com todas as empresas aéreas nacionais e iniciamos também conversas com empresas internacionais. O aeroporto e a cidade estão preparados, estamos otimistas, mas nesse caso depende mais das empresas aéreas”, explicou.

PUBLICIDADE

Operação

Os voos de carga serão feitos duas vezes por semana, entre Miami (EUA) e São José dos Campos. Serão utilizadas aeronaves Boeing 767, da empresa aérea Latam, com capacidade para até 55 toneladas de carga. Entre os produtos que serão transportados estão equipamentos eletrônicos e insumos para a cadeia aeroespacial de São José e região.

A concessionária também negocia a implantação de voos de carga entre São José e Manaus (AM), que abriga um dos maiores polos industriais do país.

O aeroporto de São José dos Campos está sob concessão à empresa SJK Airport por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal. A concessão integra o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) da Prefeitura de São José dos Campos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE