A obra introduz melhorias na pista do aeroporto, melhorando a segurança e o desempenho nos pousos e decolagens. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

As melhorias nas pistas de taxiamento devem elevar a segurança nas manobras das aeronaves; concessionária prevê novos investimentos ainda neste ano

 

DA REDAÇÃO

A SJK Airport, que administra o Aeroporto de São José dos Campos, está investindo R$ 5 milhões em obras no terminal, especialmente em melhorias das pistas de taxiway. De acordo com a concessionária, está sendo aplicada uma emulsão asfáltica com polímeros especiais em uma extensão de três quilômetros.

As pistas de taxiway, entre outras funções, permitem que os aviões façam manobras em velocidades mais baixas, minimizando o tempo de ocupação da pista principal, destinada a pousos e decolagens.

Após a aplicação do revestimento, será realizado o serviço de pintura da sinalização horizontal. A previsão é que as obras, que foram autorizadas pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), sejam concluídas ainda nesta semana. A concessionária adotou um cronograma especial para não afetar as atividades do terminal.

“Com essa obra de recapeamento vamos aumentar a segurança da pista, melhorando também toda a parte operacional de pousos e decolagens”, disse o diretor da SJK, Potiguara Vieira Campos. “A pista principal está em boas condições e não houve necessidade de manutenção.”

Segundo ele, há previsão para novos investimentos no aeroporto ainda neste ano. “É a primeira de muitas obras que vamos realizar”, afirmou o dirigente. Os investimentos na melhoria das condições da pista e da infraestrutura do aeroporto estão previstos no contrato de concessão.

PUBLICIDADE

Brasil / EUA

Desde 24 de maio, o aeroporto passou a ter voos regulares de cargas na rota Miami–São José dos Campos. O itinerário conta com dois voos semanais, às terças e sextas-feiras, conduzidos pelos aviões de carga Boeing 767 da empresa aérea Latam, com capacidade para transportar até 55 toneladas de carga. Entre os produtos transportados estão equipamentos eletrônicos e insumos para a cadeia aeroespacial de São José e região.

A administração do Aeroporto de São José dos Campos está concedida à empresa SJK Airport desde novembro do ano passado por um período de 30 anos. A previsão é que sejam investidos até R$ 130 milhões no terminal.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE