Em estádio lotado, a "Águia do Vale" empatou com a Portuguesa Santista e ficou com o vice na Copa Paulista. Foto / São José EC/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Com quase 12 mil pagantes no Martins Pereira, o São José empata com a Portuguesa Santista e termina vice-campeão da Copa Paulista; em 2024, o clube disputa a série D do Brasileiro, já em estádio próprio

 

DA REDAÇÃO

Com o estádio Martins Pereira lotado, o São José Esporte Clube empatou em 2 a 2 com a Portuguesa Santista na tarde de sábado (14), terminou a Copa Paulista com o titulo de vice-campeão e ganhou vaga para disputar a série D do Campeonato Brasileiro em 2024.

A SAF São José programou reunião no início de novembro para iniciar os preparativos para a temporada do ano que vem, quando o objetivo será o acesso à série C do Brasileirão, além da disputa do Campeonato Paulista da série A-3.

Será a primeira temporada com o clube tendo autonomia sobre o estádio. A empresa Gros Participações Ltda., do Grupo Oscar, que já detém a SAF São José, conseguiu a concessão do Martins Pereira por 25 anos, prorrogáveis por mais 10 anos.

Nesta segunda-feira (16), às 13h, na sede da Urbam (Urbanizadora Municipal), empresa de economia mista controlada pela Prefeitura de São José dos Campos, será realizada a cerimônia de assinatura do contrato de concessão. Para derrotar duas concorrentes no leilão, a Gros ofereceu 11,7% do faturamento da receita bruta mensal à Urbam.

PUBLICIDADE

O jogo

Na segunda partida da final da Copa Paulista, a “Águia do Vale”, com 11.676 torcedores pagantes e renda de R$ 193.140, viu o título começar a escapar de suas mãos logo no início. Com 1 minuto de jogo, uma falha do miolo da zaga deixou a bola para o atacante Franco acertar um chute no ângulo e fazer 1 a 0 para a Portuguesa Santista. Como havia perdido a primeira partida, em Santos, por 1 a 0, o São José precisava vencer por dois gols de vantagem para ser campeão. Vitória por um gol levaria a decisão para os pênaltis

Saindo em desvantagem, o time da casa teve que partir para o ataque. O gol de empate só chegou aos 43 minutos, através de Rafael Tanque, cobrando pênalti. Na segunda etapa, aos 11 minutos, novamente Rafael Tanque marcou, fazendo São José 2 a 1, gol que poderia ter sido o do título.

Porém, a Águia, que já havia cometido uma falha grave no início do jogo, cometeu a segunda no final, aos 48 minutos, quando o goleiro Luís Augusto não conseguiu encaixar a bola, que após um bate e rebate na pequena área resvalou em Jean Pierre, que empatou a partida. Com 3 a 2 no placar agregado, a Portuguesa Santista terminou a Copa Paulista como campeã e o São José ficou como vice.

De acordo com o regulamento, a Portuguesa preferiu disputar a Copa do Brasil no ano que vem, ficando a vaga na série D do Brasileiro para a “Águia do Vale”.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE