Prefeito Anderson e vice Wilker Lopes anunciam os novos secretários para 2025. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Vídeo / SuperBairro

 

Apesar de quase não ter novidades, o anúncio do secretariado e de outros nomes do primeiro escalão do novo governo do prefeito Anderson Farias (PSD), que começa em 2025, feito no final da manhã desta sexta-feira (20) no Parque Vicentina Aranha, chamou bastante atenção.

Chamou atenção justamente pela falta de novidades na equipe, a maioria composta por nomes que, ou permanecerão nos mesmos cargos, ou já têm ou tiveram passagem pelo governo. A boa notícia é que não haverá nenhuma necessidade de período de adaptação e a nova gestão poderá decolar para valer desde o dia 1º de janeiro.

A má notícia nem existe porque, apesar de o anúncio de Anderson demonstrar certa falta de ousadia, não se pode negar que a opção por “não mexer em time que está ganhando” não pode ser criticada. Afinal, quem pode criticar um gestor que mantém a equipe de um governo bem avaliado e que venceu nas urnas?

Equipe do primeiro escalão da Prefeitura de São José dos Campos para 2025 com o prefeito Anderson Farias e o vice-prefeito Wilker Lopes. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

O novo time

Secretarias

– Apoio Social ao Cidadão – Leandro Ray

– Assuntos Jurídicos – Gabriela Guerreiro

– Educação e Cidadania – Ruth Zorneta

– Obras – José Turano Junior

– Governança – Jhonis Santos

– Manutenção da Cidade – Bruno Santos

– Proteção ao Cidadão – Rafael Gustavo Batista da Silva

– Mobilidade Urbana – Gláucio Rocha

– Saúde – George Zenha

– Urbanismo e Sustentabilidade – Marcelo Manara

– Gestão Administrativa e Finanças – José Nabuco Sobrinho

– Projetos Especiais – Alexandre Blanco

Falta anunciar

– Esporte e Qualidade de Vida

– Inovação e Desenvolvimento Econômico

Outros

– Fundação Cultural Cassiano – Tom Freitas

– Urbam (Urbanizadora Municipal) – Ricardo Minoru

– Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza) – Juvenil Silvério

– Fundo Social de Solidariedade – Sheila Thomaz

– IPSM (Instituto de Previdência do Servidor Municipal) – Devair Pietraroia da Silva

APOIO SUPERBAIRRO

DANÇA DAS CADEIRAS

Quem mantém o cargo

Quatro nomes do time de Anderson mantiveram seus postos: Gláucio Rocha (Mobilidade Urbana), Marcelo Manara (Urbanismo e Sustentabilidade), Alexandre Blanco (Projetos Especiais), Tom Freitas (Fundação Cultural) e Devair Pietraroia (IPSM)..

Marcelo Manara continua na Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade. Foto / SuperBairro

Quem muda de “casa”

Jhonis Santos sai da Educação e vai para a Governança; Bruno Santos deixa a Proteção ao Cidadão e muda-se para a Manutenção da Cidade; George Zenha vai da Fundhas para a Saúde; José Nabuco Sobrinho deixa a Urbam e desembarca na Gestão Administrativa e Finanças; Ricardo Minoru sai da Manutenção da Cidade e vai para a Urbam; Fábio Pasquini deixa a Gestão Habitacional e Obras para ocupar a Habitação e Regularização Fundiária.

Quem volta ao time

José Turano Júnior, que já foi secretário de Gestão Habitacional e Obras com o prefeito Felicio Ramuth, retorna ao posto na Secretaria de Obras. Desmembrada, a Gestão Habitacional será uma nova secretaria, com o nome de Habitação e Regularização Fundiária.

Quem sobe de escalão

Já estavam no governo em outros cargos e agora chegam ao primeiro escalão: Leandro Ray (Apoio Social ao Cidadão), Ruth Zorneta (Educação e Cidadania) e Rafael Gustavo Batista da Silva (Proteção ao Cidadão),

Quem chega de fora

Juvenil Silvério (Fundhas), Gabriela Guerreiro (Assuntos Jurídicos) e Sheila Thomaz (Fundo Social de Solidariedade).

PUBLICIDADE

PONTO A PONTO

Crias da base

Como nos clubes de futebol, o grupo formado pelo ex-prefeito Felicio Ramuth investiu na base e agora promove suas “crias” ao time principal. É o caso de Leandro Ray e Rafael da Silva, que ganharam experiência sob o guarda-chuva de Anderson na Secretaria de Governança. Promovidos em temporadas passadas, Bruno Santos e George Zenha também são “meninos da Vila Santa Luzia”.

Maior surpresa

Sem analisar a competência pessoal da escolhida, sem dúvida a advogada Gabriela Guerreiro é a aposta mais ousada do prefeito Anderson no novo secretariado. Chama atenção a juventude da nova secretária em uma área tão desafiadora quando a de Assuntos Jurídicos.

Sobrevivência

Derrotado na eleição para a Câmara em outubro passado, depois de cinco mandatos consecutivos, o ex-vereador Juvenil Silvério (PSD) foi premiado com a presidência da Fundhas (Fundação Hélio Augusto de Souza), que representa o maior programa social tocado pela Prefeitura. Anderson até mencionou uma passagem antiga dele pela instituição, mas Juvenil terá que provar capacidade de gestão após 20 anos no Legislativo.

Juvenil: cargo de gestor após 20 anos de vereança. Foto / Flávio Pereira/CMSJC

Portas abertas

Dando a entender que, como um bom pastor, não quer ver nenhuma de suas ovelhas desgarradas, o prefeito citou vários nomes que estão deixando o atual governo, garantindo que a maioria volta à Administração quando quiser.

 

*Arquivo atualizado às 17h15 do dia 20/12/24 para inclusão de fotografias.