Felicio e Anderson, dupla da "nova geração" de ex-tucanos, vence os pioneiros do "jeito tucano de governar", Emanuel Fernandes e Eduardo Cury. Foto / PSD/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

– Acabou! Acabou! Acabou! – Os mesmos gritos do Galvão Bueno na Copa de 1994 pareciam ecoar em toda a cidade quando a totalização dos votos pelo TRE indicou que Anderson Farias (PSD) não poderia mais ser alcançado por Eduardo Cury (PL). Só faltou a gente ouvir: – É tetra! É tetra! – Mas aí já seria exagero.

Foi com emoção digna de uma final de Copa do Mundo que foi definida a reeleição de Anderson como prefeito de São José dos Campos para o período de 2025 a 2028. Na verdade, a vitória teve o gosto de uma eleição, já que em 2020 foi Felicio Ramuth o cabeça de chapa e Anderson seu candidato a vice-prefeito. Além disso, Anderson ganha “status” no ranking político joseense depois de mais de 20 anos assessorando os principais nomes do PSDB, seu antigo partido.

No próximo dia 1º de janeiro, Anderson Farias e o vice eleito, Cel. Wilker, serão empossados nos cargos. Será o primeiro mandato inteiro de Anderson, após ter recebido quase 200 mil votos e derrotar, ao mesmo tempo, os antigos aliados –e novos adversários– Eduardo Cury e Emanuel Fernandes.

Ao mesmo tempo, na Câmara Municipal, estarão sendo empossados os 21 vereadores –15 reeleitos e seis eleitos– que irão se dividir entre o apoio e a oposição ao novo governo.

Durante a festa do PSD em comemoração à vitória de Anderson, coube à futura primeira-dama, Sheila Thomaz, encerrar o ano eleitoral de 2024 na cidade. Falando da Irlanda, onde acompanha o filho do casal, e usando o mesmo estilo futebolístico do início deste texto, ela mandou um recado mais-que-direto aos adversários derrotados: “Chuuuuupa!!”

Que venha 2025. E que venha logo.

Anderson e Cel. Wilker comandam a cidade a partir de 1º de janeiro. Foto / PSD/Divulgação

Números do 2º turno

– Anderson Farias (PSD) – 196.462 votos – 58,26% dos votos válidos

– Eduardo Cury (PL) – 140.775 votos – 41,74% dos votos válidos

– Total de votos – 380.357 – 70,84%

– Votos válidos – 337.237 – 88,66%

– Brancos – 17.479 – 4,60%

– Nulos – 25.641 – 6,74%

– Abstenções – 156.544 – 29,16%

PUBLICIDADE

PALANQUE

2º turno ‘nulo’

Depois de uma vantagem de 50.114 votos para Anderson em relação a Cury no primeiro turno, os cerca de 20 dias de campanha no segundo turno foram praticamente nulos em relação aos dois adversários. No domingo, a vantagem de Anderson para Cury ficou em 55.687 votos, ou seja, além de não conseguir reduzir a dianteira de Anderson, Cury viu a distância entre eles aumentar em 5.573 votos.

O outro lado

Mesmo com um esforço adicional durante todo o segundo turno, em que contou com o apoio do terceiro colocado Dr. Elton (União Brasil) e de sua turma, Eduardo Cury foi derrotado em sua terceira candidatura a prefeito.

Foi a terceira vez em eleições municipais que o ex-tucano enfrentou um adversário que estava com a “máquina” nas mãos, representada pelo cargo de prefeito, a maioria na Câmara e todos os cargos de confiança possíveis de nomeação. A primeira vez foi em 1996, quando Cury apoiava Emanuel Fernandes, que venceu a eleição saindo das últimas colocações nas pesquisas. A segunda, em 2016, na vitória de Felicio sobre Carlinhos Almeida (PT), que buscava reeleição.

Cury: campanha contra a “máquina”. Foto / Facebook/Reprodução

Tensão até o final

Quem pensou que o “olho no olho” durante o debate da sexta-feira (25) entre os dois candidatos encerraria o clima de tensão da campanha, se enganou. Logo após o encerramento do debate, uma postagem sob o título “Anderson Mente!!!”, sem autor identificado, invadiu as redes sociais com críticas pesadas à administração do prefeito através de recortes de jornais e sites de notícias.

O time de Anderson não deixou por menos. No sábado, enquanto os eleitores se preparavam para às urnas no domingo, as redes sociais estavam cheias de postagens com o mesmo recurso de recortes de notícias, desta vez para mostrar problemas ocorridos nos governos de Cury.

Na véspera da eleição, Anderson responde na mesma moeda e ataca Cury. Foto / Instagram/Reprodução

Quem perde e quem ganha

Alguns derrotados com a vitória de Anderson: Eduardo Cury, Emanuel Fernandes, José de Mello Corrêa, Dr. Elton, Dulce Rita, Jair Bolsonaro, Eduardo Bolsonaro, Robertinho da Padaria, Walter Hayashi, Valdemar Costa Neto.

Alguns vitoriosos, além de Anderson e Cel. Wilker: Felicio Ramuth, Sheila Thomaz, Roberto do Eleven, Gilberto Kassab, Sergio Theodoro, Alexandre Blanco.

Pesquisas 10 x 0 Negacionismo

Mais uma vez as pesquisas eleitorais venceram de goleada os teóricos da conspiração. No último levantamento da campanha, realizado pelo instituto Ipec e divulgado pela TV Vanguarda no sábado (26), com dados colhidos entre quinta-feira e o próprio sábado, apontaram Anderson como favorito a vencer a eleição com 56% dos votos válidos contra 44% de Cury.

Menos de 24 horas depois, às 19h08, o TRE finalizou a totalização dos votos. Resultado oficial: 58,26% para Anderson e 41,74% para Cury. O percentual de Anderson ficou dentro dos 3% da margem de erro do levantamento, enquanto o de Cury ultrapassou a margem em mero 0,74 ponto percentual.

Pesquisa do Ipec: credibilidade confirmada na véspera da eleição. Foto / G1 Vanguarda/Reprodução

Colhendo os louros

O vice-governador Felicio Ramuth (PSD) nem esperou as urnas esfriarem e já procurou marcar posição como um dos vitoriosos na eleição do domingo. Sua assessoria de imprensa distribuiu press-release contundente mostrando seu poder de fogo: “Figura central na campanha, Ramuth teve papel decisivo na estratégia eleitoral que levou Farias à vitória”, dizia o texto.

O ex-prefeito também avisou que tem metas ambiciosas pela frente: “A vitória em São José dos Campos não apenas consolida uma base de apoio local robusta, mas também amplia sua influência no estado, potencialmente abrindo caminho para desafios políticos futuros em âmbito estadual e nacional”, trombeteou a assessoria de Felicio.

APOIO SUPERBAIRRO

ÁLBUM

A festa da vitória

As fotos abaixo mostram momentos da comemoração do PSD logo após a vitória de Anderson Farias no domingo

Fotos / PSD/Divulgação

TOQUE FINAL

Foto / PSD/Divulgação

“Chuuuuupa!!”

Sheila Thomaz

Futura primeira-dama de São José dos Campos, falando por mensagem de vídeo diretamente Irlanda, para dar um recado curto e grosso aos adversários durante a festa de comemoração pela vitória do marido Anderson Farias.