Estudantes caracterizados na edição de 2018 da SiAn. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Estudantes do ensino médio do Colégio Anglo Cassiano Ricardo, do Jardim Esplanada II, na região central, realizam desta quarta-feira (2) até sábado (5) uma simulação de diplomacia internacional. Será a 13ª edição da SiAn (Simulações Anglo), atividade reconhecida pela ONU (Organização das Nações Unidas).

A SiAn é uma simulação oficial das Nações Unidas para proporcionar aos estudantes a vivência do papel diplomático na política internacional, além de prepará-los para os desafios que encontrarão no mundo moderno.

“A SiAn é de fundamental importância para o desenvolvimento da retórica, como argumentar, saber se posicionar e discutir sobre diversos temas importantes para a apresentação de uma proposta de intervenção, assim como no Enem”, explica Matheus Madeira, subsecretário geral da atividade e aluno do 3º ano do ensino médio. “A partir desta experiência saímos mais preparados para os processos seletivos e até mesmo para entrevistas de emprego.”

Diálogo

Marianna Reis, professora de história e ex-aluna do Anglo, fez parte da organização das duas primeiras edições do evento, em 2008 e 2009. Segundo ela, “muitos conflitos podem ser resolvidos por meio do diálogo e esses jovens, que têm a oportunidade de participar, expandem os horizontes com o aprendizado”.

O evento envolve debates, conversas e resolução de conflitos. “É uma experiência que muda a vida de muita gente. É comum os alunos ‘descobrirem’ uma inclinação para determinada profissão a partir de uma habilidade desenvolvida na SiAn”, observa Matheus.

É o caso da professora Marianna: “A SiAn me ajudou na tomada de decisão sobre a minha profissão, eu ia fazer Direito, mas com essa experiência descobri minha inclinação para lecionar história”, conta.

Participação virtual

Pela primeira vez a SiAn acontece de maneira mista, parte on-line, parte presencial, respeitando todos os protocolos elaborados pela equipe multidisciplinar do Hospital Vivalle. As inscrições para interessados em participar virtualmente podem ser feitas até esta quarta-feira pelo site https://link-tube.com/Sian2021.