Estudantes de escola municipal participaram da cerimônia de inauguração da "A Encantada". Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A Casa de Santos Dumont será uma nova atração do parque, que já é dedicado ao “Pai da Aviação”; estudantes e o público em geral serão recebidos de segunda a sexta-feira para visitas monitoradas

 

DA REDAÇÃO

Após cerca de 17 anos do início da obra, a Prefeitura de São José dos Campos entregou nesta quarta-feira (22) “A Encantada – Casa de Santos Dumont”, construída dentro do Parque Santos Dumont, na região central da cidade. A casa é uma réplica da original, erguida em Petrópolis (RJ), que foi a residência de Alberto Santos Dumont entre 1918 e 1932.

A inauguração foi feita em evento oficial para convidados e autoridades, especialmente da Aeronáutica. O corte da fita foi feito pelo prefeito Anderson Farias (PSD); pelo diretor-geral do DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial), tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros; pelo presidente da Câmara Municipal, Roberto do Eleven; e por Cristóvão Cursino, um dos criadores da ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial).

O pequeno chalé em estilo alpino reflete a personalidade inventiva de Santos Dumont. No interior, é possível encontrar réplicas de suas invenções, como o chuveiro, localizado no quarto de dormir, e a escada de entrada, cujos degraus têm a forma de raquetes.

Também foi montado um espaço interativo para que os visitantes possam explorar algumas de suas invenções. Do acervo da “A Encantada” também constam objetos como seu famoso chapéu Panamá, livros, cartas e fotografias. O mobiliário foi em grande parte projetado pelo próprio Dumont.

A casa também retrata de forma lúdica e informativa personagens importantes da história da aeronáutica brasileira, como Casimiro Montenegro Filho, criador do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e do CTA (atual DCTA ), e Ozires Silva, presidente e cofundador da Embraer.

PUBLICIDADE

Início em 2006

A ideia de construir a casa dentro do Parque Santos Dumont, que já havia sido definido como um parque temático em homenagem ao “Pai da Aviação”, foi lançada pela ABCAer (Associação Brasileira de Cultura Aeroespacial), que ficou responsável pela obra entre os anos de 2006 e 2012, em parceria com o DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e com a Petrobras.

Membros da associação foram conhecer a “A Encantada” original, em Petrópolis, capacitaram uma equipe e construíram a estrutura do prédio, com vigas metálicas e madeiras tratadas e certificadas, além de rampa para acesso, janelas, escadas, deck das varandas, portas e janelas. Por falta de recursos, a obra ficou paralisada por vários anos, até que a prefeitura fez a conclusão.

PUBLICIDADE

“Pai da Aviação”

A entrega da obra coincide com os 150 anos do nascimento de Santos Dumont, em 20 de julho de 1873, no sítio Cabangu, na cidade de Palmira (MG), que hoje leva seu nome. Filho de Francisca Paula Santos e de Henrique Dumont, engenheiro e importante plantador de café, Dumont teve cinco irmãs e dois irmãos.

Engenheiro, aviador e inventor, teve uma vida dedicada aos estudos. Inventou o chuveiro de água quente, o relógio de pulso, dirigíveis, balões e o primeiro avião da História, o 14-Bis. Morreu no dia 23 de julho de 1932, aos 59 anos.

Visitação

A réplica da residência, com seus objetos, atrações interativas e exposições, poderá ser visitada por estudantes da cidade e pelo público em geral. As visitas monitoradas, com grupos divididos por ordem de chegada, poderão ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 12h, e das 13h30 às 16h30. A entrada é gratuita.

PUBLICIDADE

Galeria de fotos

Na recepção, um “dublê” do inventor recebia os convidados para a inauguração. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
A banda do DCTA se apresentou na cerimônia. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
Prefeito Anderson Farias (PSD) falando aos presentes. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
O tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do DCTA, e o prefeito Anderson Farias (PSD) cortam a fita de inauguração da Casa de Santos Dumont. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
Da esq. p/ a dir.: Roberto do Eleven, presidente da Câmara Municipal; tenente-brigadeiro do ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, diretor-geral do DCTA; Cristóvão Cursino, um dos criadores da ABCAer; prefeito Anderson Farias (PSD). Foto / Claudio Vieira/PMSJC
Interior da “A Encantada”: concebida para contar a trajetória de Santos Dumont e de personalidades da aviação no Brasil. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
Maquetes de aeronaves criadas por Santos Dumont compõem o acervo. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
14 Bis: sempre em destaque. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
A construção se destaca em meio à vegetação do parque. Foto / Claudio Vieira/PMSJC
Estudantes da rede de ensino da cidade devem ser visitantes frequentes na Casa de Santos Dumont. Foto / Claudio Vieira/PMSJC