Equipe da Urbam faz a retirada da árvore de grande porte que caiu no Jardim Apolo II. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Antes de atingir o sobrado, a árvore caiu sobre um veículo que estava estacionado na rua. Vídeo / SuperBairro

 

Ventos durante a chuva de quinta-feira chegaram a 101 quilômetros por hora; no Jardim Apolo II, queda de árvore destruiu telhado de sobrado e veículo

 

DA REDAÇÃO

A chuva de quinta-feira (28) em São José dos Campos atingiu com intensidade a região central da cidade, com quedas de árvores e galhos, além de provocar interrupção no fornecimento de energia elétrica.

Os bairros mais atingidos foram Jardim Esplanada, Vila Ema, Jardim Maringá, Vila Adyana, Vila Betânia, Jardim São Dimas e Jardim Apolo II. Neste último, na rua Augusto Edson Ehlke, um sobrado foi atingido pela queda de uma árvore de grande porte.

Segundo o proprietário do imóvel, Waldro Veras, 77 anos, a árvore tombou após não mais que 10 minutos de chuva. “O maior problema foi a forte ventania que provocou danos na casa, o telhado foi todo quebrado e também foi danificado o beiral onde a árvore bateu ao cair”, explicou Veras ao SuperBairro. “Além disso, com os danos ao telhado, a casa toda ficou alagada”, completou.

A velocidade máxima dos ventos foi calculada pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) em 101 km/h.

Antes de atingir a casa, a árvore caiu sobre um veículo estacionado em frente. Segundo informações, o veículo pertence a um trabalhador do shopping Colinas, que deverá abrir processo contra a Prefeitura para ser indenizado. Quanto aos prejuízos com a casa, o morador disse que deverá ingressar com processo administrativo.

PUBLICIDADE

Poda não atendida

Waldro Veras disse que desde 2017 faz pedidos de poda da árvore que caiu na quinta-feira. “Foi solicitada a poda várias vezes, mas a Prefeitura infelizmente nunca atendeu, temos os protocolos”, queixou-se.

Na manhã de sexta-feira (29), uma equipe da Urbam fez o corte do tronco principal da árvore e também recolheu os galhos que atingiram a residência. Antes, uma equipe da EDP Energia foi até o local para desligar a rede elétrica de alta tensão enquanto os serviços eram executados.

APOIO / SUPERBAIRRO