Grupo de artistas plásticos (no mezanino) trabalha na gravação de xilogravuras em grande formato. Foto / Mario Lúcio Sapucahy/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

O De Etser defenderá a preservação das várzeas do rio Paraíba levando xilogravuras em grandes formatos para espaços públicos de São José e região, além de promover exposições, oficinas e aulas, e produzir minidocumentário e catálogo

 

DA REDAÇÃO

O Ateliê De Etser Santa Clara irá comemorar 25 anos de atividades neste ano com o projeto “VargEM Grande Escala”, que vai levar xilogravuras em grande formato para espaços públicos, em São José dos Campos e região do Vale do Paraíba, tendo como tema a preservação das várzeas da região.

O projeto prevê oito exposições de xilogravuras, quatro oficinas de xilogravura e lambe-lambe (pôsteres artísticos colados em espaços públicos), quatro aulas de História da Paisagem na Arte, produção e divulgação de um minidocumentário e edição de um catálogo dos trabalhos desenvolvidos pelo projeto. As exposições, oficinas e aulas previstas serão desenvolvidas no segundo semestre.

PUBLICIDADE

Apoio do Proac

O projeto foi aprovado no Proac (Programa de Ação Cultural), do Governo de São Paulo, em outubro do ano passado. A primeira reunião do grupo de artistas aconteceu em dezembro, quando foi realizada uma palestra, sobre a bacia do rio Paraíba e a Vargem Grande, pelo geógrafo e fotógrafo profissional Mario Lúcio Sapucahy.

Em janeiro deste ano ocorreu uma “imersão” de cinco dias com a realização de oficinas de artistas convidados, sessões de filmes e produção de matriz (xilogravura) coletiva. Atualmente o projeto está na fase de gravação e impressão.

PUBLICIDADE

25 anos

O Ateliê De Etser foi fundado pelos artistas plásticos George Gütlich e Fábio Sapede em 1998. Durante 22 anos, ocupou um espaço em um sobrado comercial da década de 1920, no coração do bairro de Santana, na região norte. Em 2020 o ateliê se transferiu para o bairro rural da Vargem Grande, na mesma região, em área que foi parte da Fazenda Santa Clara, da Tecelagem Parahyba. Por esse motivo, seu nome foi acrescido dessa referência histórica, passando a se chamar Ateliê De Etser Santa Clara.

Nesses 25 anos de atividade o De Etser se consolidou como uma referência da gravura. O “VargEM Grande Escala” pretende ampliar a visibilidade e discutir a preservação ambiental das várzeas do rio Paraíba do Sul usando a Vargem Grande para abordar o tema.

Participam do projeto os gravadores Fábio Sapede, Gabriela Oliveira, Lucas Siqueira, Luiz Chalita, Mariana Ardito Abrão, Nalu Luzio, Nelson Oliveira, Paula Miranda, Sergio Silva, Simone Surreal e Alexandre Braga. A direção artística é de Ernesto Bonato.

 

> Texto atualizado às 17h55 do dia 14/4/23 para a inclusão do nome do artista Alexandre Braga entre os gravadores do projeto.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE