Os eventos são gratuitos ou, no máximo, cobram ingresso solidário com doação de 1kg de alimento
DA REDAÇÃO
Mesmo sem Carnaval tradicional, não faltarão opções de lazer para adultos e crianças deste sábado (26) até a terça-feira (1º). Faça o seu roteiro e boa diversão.
Sábado (26)
Fuá Caipira na praça
Pelo projeto Arte na Praça, a Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), está levando diversão para adultos e crianças à praça Cônego Lima (região central) em todos os sábados de fevereiro.
Neste sábado, às 10h, o grupo Fuá Rabecado apresenta o show “Fuá Caipira”, que faz um “passeio” por ritmos e manifestações rurais do Vale do Paraíba. Integram o repertório folia de reis, calango, cana verde, congada, jongo, moçambique, quadrilha caipira, entre outros.
A direção musical é de Márcio de Oliveira, que também participa com violão, viola e voz. O grupo também conta com Tânia Reis (voz), Moringa D’Xoroque (percuteria), Diego Prado (percussão) e Ari Pereira (rabeca, viola e voz).
Às 11h, os artistas circenses Carlos Cesare, Ederson de Oliveira, Gabriel Saturnino e Josyane Ferreira se apresentam dentro do projeto Arte nas Ruas.
Show sertanejo no Mercadão
No projeto Mercadão Vivo, a dupla Gustavo e Giba Reys apresenta o show “Uma Viagem de Meio Século”, que se propõe a mostrar a evolução da música sertaneja ao longo do tempo.
O show começa às 11h, na travessa Chico Luiz, ao lado do Mercado Municipal.
Teatro e rua de lazer na região sul
Às 10h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América), na região sul, o grupo Caixa de Histórias apresenta a peça teatral “A Casa de Dentro da Gente”, que faz parte do projeto cultural Território de Brincar. A obra remete às casas e lembranças que cada um traz dentro de si. A recomendação etária da peça é para pré e adolescentes a partir de 12 anos.
No mesmo local, entre 9h e 12h, o projeto Rua de Lazer estimula a fantasia e a criatividade do público infantil com música e brincadeiras, como dominó, damas, jogos de lona, pintura de rosto, perna de pau, bambolês, entre outros. Monitores organizam as brincadeiras.
‘Woyzeck’ fecha temporada de teatro
As companhias Robson Jacqué e Emulsão fecham a Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais), que apresentou espetáculos em todos os sábados de fevereiro, com o filme-espetáculo de dança “Woyzeck”. A montagem é livremente inspirada no texto do autor Georg Büchner.
A concepção e direção artística são de Robson Jacqué e Marcus Groza, a direção cinematográfica de Léo Grego e a interpretação de Robson Jacqué e Daniel Brás.
O espetáculo tem início às 21h, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana. É recomendado para maiores de 18 anos.
A entrada é feita com ingresso solidário (1kg de farinha de trigo ou fubá). [Clique aqui] para reservar seu ingresso.
Domingo (27)
‘Glauce canta Alcione’ no Vicentina
Dando sequência à série de apresentações promovidas nos domingos de fevereiro lembrando o samba e o Carnaval, o espaço do bambuzal do Parque Vicentina Aranha será ocupado neste domingo, a partir das 10h30, com a cantora Glauce Renata e grupo revisitando os sucessos da sambista Alcione.
Apelida de “Marrom”, Alcione é considerada uma das artistas brasileiras de maior sucesso no exterior, tendo se apresentado em mais de 30 países. Alcione nasceu em São Luís, capital do Maranhão.
O Parque Vicentina Aranha fica rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana.
A arte de Zeco Rodrigues
Enquanto acontece o show, o ilustrador e caricaturista Zeco Rodrigues irá produzir uma caricatura da cantora Alcione. Zeco vive desde os 14 anos em São José dos Campos, onde já realizou inúmeros trabalhos como ilustrador. Desde 2006, se aprofundou no universo das caricaturas, que desenha em painéis, muros e telas. Também cria caricaturas digitais personalizadas.
Crianças fazem máscaras e desfilam
Entre 9h e 11h, também no bambuzal do parque, as crianças aprenderão a fazer suas próprias máscaras na Oficina de Confecção de Máscaras D’Angolinha. Ao final, haverá um desfile à fantasia para lembrar o Carnaval.
Teatro no Parque da Cidade
O projeto cultural Domingo no Parque, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, leva neste domingo à arena do Parque da Cidade o espetáculo “A Árvore e a Aranha”, encenado pelo grupo No Mundo da Lua.
De acordo com a sinopse, a peça conta a história de uma árvore conhecida como árvore da alegria, porque dava frutos de várias espécies e servia de moradia para muitos bichos. “Certo dia, uma aranha mal-humorada e estranha faz sua teia entre os galhos da árvore para capturar abelhas e delas tirar o mel. Ela acreditava que, se ao invés de comer moscas e outros insetos comesse apenas guloseimas e outras coisas doces, se tornaria bonita e amada por todos”, diz o texto.
A peça será encenada às 15h e a recomendação de idade é livre.
O Parque da Cidade fica na avenida Olivo Gomes, 100 – Santana.
Sábado (26) a terça (1º)
Folia infantil no Shopping Oriente
O Shopping Jardim Oriente, centro de compras na região sul, preparou atividades para crianças e adultos desde este sábado até a terça-feira. Haverá música na praça de alimentação e oficinas na praça de eventos. As vagas são limitadas.
– Folia Musical – no sábado, às 19h, homenagem ao sambista Jorge Aragão, com o cantor Lugão; na terça-feira, às 16h, show de samba com o cantor Magela.
– Oficinas Infantis – no domingo, às 14h, 15h e 16h, capas de super-heróis; na segunda-feira, às 16h, 17h e 18h, confecção de máscaras. O número de participantes é limitado e a inscrição deve ser feita presencialmente, 20 minutos antes do horário inicial das atividades.
– Happy Day Circus – O circo montado no estacionamento do shopping desde o início do mês continua com sessões de segunda a sexta, às 20h, e aos sábados e domingos, às 15h, 17h e 19h30.
Para ter acesso à programação é preciso participar com ingresso solidário (doação de 1kg de alimento não perecível) ao circo. As doações estão sendo entregues ao Fundo Social de Solidariedade da Prefeitura.
O Shopping Jardim Oriente fica na rua Andorra, 500 – Jardim América.