Alexandre Blanco quer anular a Convenção do PSDB. Foto / Redes sociais/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Justiça determina que PSDB joseense entregue em 15 dias úteis os documentos referentes à Convenção Municipal realizada no último dia 17; com eles, Alexandre Blanco pretende obter a anulação da eleição do novo Diretório e Comissão Executiva

 

DA REDAÇÃO

O advogado Alexandre Blanco, assessor de projetos especiais da Prefeitura de São José dos Campos e membro do PSDB local, obteve da Justiça nessa sexta-feira (29) o acesso a todos os documentos referentes à Convenção Municipal do partido realizada no último dia 17. Blanco teve a inscrição da chapa que liderava impugnada e, desde então, busca a anulação da Convenção.

A ação de produção antecipada de provas foi apresentada à Justiça na quarta-feira (27). Nesta sexta, a juíza Naira Assis Barbosa, da 5ª Vara Cível de São José dos Campos, em decisão liminar mas à qual não cabe contestação, determinou que, em 15 dias úteis, o partido junte os documentos solicitados.

Blanco alega que sua ação foi proposta em razão de a atual direção do PSDB de São José dos Campos “conduzir de forma ilegal, antidemocrática e contra todas as normas estabelecidas no estatuto do PSDB e no Manual das Convenções do PSDB 2023, que estabelecem todas as regras para a realização de uma Convenção democrática e transparente”.

Ele acusa a Executiva do PSDB de indeferir “sem qualquer fundamento legal ou estatutário a participação da chapa de oposição Renovação Consciente na Convenção, evitando que de fato houvesse uma eleição para todos os 5 mil filiados do PSDB, pois só houve uma chapa única da situação candidata à reeleição”.

A partir do acesso que pretende ter aos documentos que envolveram a Convenção, o advogado promete apresentar à Justiça uma outra ação para invalidar todo o processo, questionando desde a não aceitação da inscrição da sua chapa até o quórum mínimo exigido, que não teria sido atingido, entre outras supostas irregularidades.

O SuperBairro fez contato com a direção do PSDB no município e a informação foi a de que o partido não iria se manifestar no momento.

PUBLICIDADE

Nova Executiva

A Convenção Municipal do PSDB realizada no dia 17 elegeu os membros do Diretório Municipal para o período de 2023/2025. No dia seguinte foi a vez de os membros do Diretório eleitos escolherem os 10 nomes da Comissão Executiva do partido.

Na Convenção, foi eleita a chapa única encabeçada por José de Mello Correa, que já dirigia o PSDB municipal. Logo após a contagem dos votos, ele comemorou a vitória, embora o partido tenha preferido não divulgar os números sob a justificativa de que tudo seria conferido com cuidado para se evitar uma eventual judicialização da eleição. “O resultado mostrou união e coesão em torno do partido, com os votos de pelo menos 50 por cento a mais do que o quórum mínimo necessário”, disse Mello na ocasião.

Alexandre Blanco é filho de Juana Blanco (ex-secretária de Educação e de Planejamento em governos tucanos, que morreu em 2013) e enteado do ex-prefeito e ex-deputado federal Emanuel Fernandes. Candidato a prefeito derrotado pelo petista Carlinhos Almeida na eleição de 2012, e atualmente assessor de projetos especiais da Prefeitura, ele defende o alinhamento com o prefeito Anderson Farias (PSD), no governo e na eleição de 2024, enquanto a direção e os quatro vereadores atuais da bancada fazem oposição ao governo.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE