Além de equipamentos de emergência e medicamentos, o Brasil está enviando bombeiros para trabalhar no socorro às vítimas
DA REDAÇÃO
Uma aeronave de transporte KC-390 Millennium, da Força Aérea Brasileira (FAB), decolou da base aérea de Brasília no domingo (22) levando 10 toneladas de produtos para prestar ajuda humanitária na cidade de Porto Príncipe, capital do Haiti.
Porto Príncipe foi atingida por um terremoto de magnitude 7.2 na escala Richter no último dia 14, que provocou, até o fim de semana, 2.207 mortos e 12.268 feridos, além de causar prejuízos materiais. Até o momento, 344 pessoas estão desaparecidas.
Além de cerca de 7 toneladas de materiais e equipamentos de emergência e 3,5 toneladas de medicamentos e insumos estratégicos enviados pelo Ministério da Saúde, 32 bombeiros brasileiros embarcaram no mesmo voo.
Sobreviventes
Uma semana após o abalo, 24 pessoas –sendo quatro crianças– foram encontradas vivas em uma região montanhosa entre as cidades de Les Cayes e Jérémie.
Autoridades do país têm encontrado dificuldade para levar água e alimentos a lugares remotos devido à presença de gangues que vêm bloqueando algumas vias. Na sexta-feira (20), comboios humanitários que rumavam para as cidades mais afetadas foram saqueados nas cidades de Camp-Perrin, Duchity e Riviere Glace.
Estima-se que, dos 11 milhões de haitianos, 600 mil foram diretamente afetados pela tragédia. Cerca de 130 mil casas tiveram a estrutura comprometida pelo tremor e 266 escolas estão total ou parcialmente destruídas.