Espaço tradicional de apresentações teatrais no Jardim da Granja foi adaptado para receber uma sala de projeção de filmes que vai receber o nome de atriz morta em 2023
DA REDAÇÃO
Na próxima sexta-feira (24), a partir das 20h30, será inaugurada a Sala CinEva, que integra o projeto Sala de Cinema Walmor Chagas, da Cia Teatro da Cidade. A inauguração terá a exibição do curta “Um Brinde à Prosperidade”, de Fábio Alba, com a atriz Eva Sielawa (1969-2023), e do longa “São Paulo Sociedade Anônima”, dirigido por Luís Sérgio Person (1936-1976), estrelado pelo ator Walmor Chagas (1930-2013), considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.
O projeto da sala de cinema foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos. Para a adaptação da sala foram investidos cerca de R$ 60 mil na reforma do prédio e compra de equipamentos.
O CAC Walmor Chagas fica na rua Netuno, 41, no Jardim da Granja. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo https://linktr.ee/ciateatrodacidade.
Homenagem
O espaço de exibições do CAC Walmor Chagas se chamará Sala CinEva em homenagem à atriz, diretora e produtora Eva Sielawa. Formada em artes cênicas pela Unicamp em 1993, atuou em diversos espetáculos, inclusive em “Don Juan Tenório” (1997) e “Maria Peregrina” (2000), produzidos pela Cia Teatro da Cidade.
Com a Cia do Farol, grupo de teatro e música contratado pelas secretarias de Transportes e de Saúde de São José dos Campos desde 2006, Eva conquistou os prêmios Volvo e Denatran com projetos de arte-educação. Nos anos de 1988/89, em Paris, França, pesquisou o Teatro de Tadeusz Kantor, participando de vários simpósios, palestras e debates durante uma jornada de espetáculos com a cia polonesa. Em 2021, foi produtora executiva do Festival do GT Feminino de São José dos Campos.
O CAC (Centro de Artes Cênicas) Walmor Chagas foi inaugurado em 2000. O espaço é administrado pela Cia Teatro da Cidade, criada em 1990, que em seus 34 anos de existência já produziu 22 espetáculos. A programação do CAC é composta de apresentações teatrais, shows de música e mostras, além de oferecer cursos de teatro para crianças, jovens e adultos e cursos profissionalizantes.