Atriz Eva Sielawa dá nome à sala de cinema do CAC Walmor Chagas. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Espaço tradicional de apresentações teatrais no Jardim da Granja foi adaptado para receber uma sala de projeção de filmes que vai receber o nome de atriz morta em 2023

 

DA REDAÇÃO

Na próxima sexta-feira (24), a partir das 20h30, será inaugurada a Sala CinEva, que integra o projeto Sala de Cinema Walmor Chagas, da Cia Teatro da Cidade. A inauguração terá a exibição do curta “Um Brinde à Prosperidade”, de Fábio Alba, com a atriz Eva Sielawa (1969-2023), e do longa “São Paulo Sociedade Anônima”, dirigido por Luís Sérgio Person (1936-1976), estrelado pelo ator Walmor Chagas (1930-2013), considerado um dos 100 melhores filmes brasileiros de todos os tempos.

O projeto da sala de cinema foi contemplado pela Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, por meio da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR), de São José dos Campos. Para a adaptação da sala foram investidos cerca de R$ 60 mil na reforma do prédio e compra de equipamentos.

O CAC Walmor Chagas fica na rua Netuno, 41, no Jardim da Granja. Os ingressos gratuitos podem ser retirados pelo https://linktr.ee/ciateatrodacidade.

PUBLICIDADE

Homenagem

O espaço de exibições do CAC Walmor Chagas se chamará Sala CinEva em homenagem à atriz, diretora e produtora Eva Sielawa. Formada em artes cênicas pela Unicamp em 1993, atuou em diversos espetáculos, inclusive em “Don Juan Tenório” (1997) e “Maria Peregrina” (2000), produzidos pela Cia Teatro da Cidade.

Com a Cia do Farol, grupo de teatro e música contratado pelas secretarias de Transportes e de Saúde de São José dos Campos desde 2006, Eva conquistou os prêmios Volvo e Denatran com projetos de arte-educação. Nos anos de 1988/89, em Paris, França, pesquisou o Teatro de Tadeusz Kantor, participando de vários simpósios, palestras e debates durante uma jornada de espetáculos com a cia polonesa. Em 2021, foi produtora executiva do Festival do GT Feminino de São José dos Campos.

O CAC (Centro de Artes Cênicas) Walmor Chagas foi inaugurado em 2000. O espaço é administrado pela Cia Teatro da Cidade, criada em 1990, que em seus 34 anos de existência já produziu 22 espetáculos. A programação do CAC é composta de apresentações teatrais, shows de música e mostras, além de oferecer cursos de teatro para crianças, jovens e adultos e cursos profissionalizantes.

PUBLICIDADE