Avanço da vacinação derruba número de mortes por covid-19 em São José. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

De 295 mortes no mês de maio, o município registrou26 em setembro, graças à cobertura de vacinação

 

DA REDAÇÃO

Na quinta-feira (7), São José dos Campos atingiu o terceiro dia consecutivo sem registro de mortes por covid-19. A Prefeitura atribuiu o resultado ao avanço da cobertura vacinal no município. Desde o início da campanha foram aplicadas 1.040.487 doses de imunizantes, atingindo 95% do público-alvo com a primeira dose e 74,6% com duas doses ou a dose única.

A queda no número de mortes tem sido acentuada nos últimos meses. Enquanto foram notificados 295 óbitos por covid-19 no mês de maio no município, houve queda para 221 em junho, 102 em julho, 56 em agosto e 26 em setembro.

PUBLICIDADE

Nesta sexta

Confira quem poderá se vacinar nesta sexta-feira (8):

– Primeira dose para pessoas com 12 anos ou mais sem comorbidades

– Segunda dose para quem tomou Pfizer até 17 de agosto, AstraZeneca até 28 de julho e CoronaVac até 21 de setembro

– Terceira dose para pessoas com 65 anos ou mais e trabalhadores da Saúde, com intervalo de 6 meses ou mais da segunda dose para os dois públicos

A vacinação para pessoas sem comorbidades será feita nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) –exceto a do Jardim das Indústrias, que está em reforma– e Casas do Idoso das 8h às 17h. No Colégio Tableau o horário é das 8h às 21h.

Dois públicos só poderão ser vacinados nas UBSs, das 8h às 17h. O primeiro é o das pessoas de 12 anos ou mais com comorbidades, deficiência, gestantes ou puérperas de até 45 dias (primeira dose). O segundo público é o dos adultos com 18 anos ou mais, com alto grau de imunossupressão (terceira dose).

Veja no site da Prefeitura –www.sjc.sp.gov.br–mais informações sobre a vacinação, documentos necessários e intervalo entre as vacinas.

PUBLICIDADE

Multivacinação

A Prefeitura também divulgou que na quarta-feira (6) foram vacinados 168 crianças e adolescentes até 15 anos na campanha estadual de multivacinação que está sendo realizada neste mês com o objetivo de regularizar a caderneta de vacinação desse público. O número se soma às 159 vacinas aplicadas desde o dia 1º, totalizando 327 doses até o final da tarde de quarta-feira.

A campanha ocorre em todos os dias do mês de outubro, porém nas quartas-feiras é feito um reforço de vacinação em todas as UBSs da cidade. As próximas datas exclusivas de multivacinação nas UBSs serão os dias 13, 20 e 27.

Com a multivacinação está sendo ampliada a cobertura vacinal desse público contra doenças como hepatite, poliomielite, meningite, sarampo, caxumba, entre outras.

Para receber a vacina é preciso apresentar a carteirinha de vacinação. Em caso de perda, a recomendação é procurar o mesmo posto de saúde em que a criança ou adolescente foi vacinada anteriormente para a consulta da ficha de registro.

Consulte [aqui] o calendário de vacinas por idade para crianças e adolescentes até 15 anos de idade.