A peça "Ignorância", do grupo mineiro Quatroloscinco, fecha a noite de quarta-feira no Festivale. Foto / Luiza Palhares/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Escolha entre musicais, comédia, drama e outros gêneros e aproveite: todos os espetáculos do Festivale são gratuitos

 

DA REDAÇÃO

Nesta quarta-feira (6), o sétimo dia do Festivale, seis espetáculos teatrais serão apresentados em diversos espaços culturais de São José dos Campos, contemplando vários gêneros teatrais, como performance, musical e drama. Confira abaixo a programação completa. O Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba) é uma realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR) e da Prefeitura de São José dos Campos, com parcerias.

George Orwell no palco

Rememorando os 70 anos da morte de George Orwell (1903-1950), a Cia. Apocalíptica, de São José dos Campos, encena desde 2020 uma das principais obras do escritor, “A Revolução dos Bichos”. A montagem utiliza elementos de fábulas, sátiras e musicais para trazer uma reflexão sobre o contexto político e social atual, tendo como premissa um grupo de animais revolucionários que eram constantemente maltratados pelos humanos e, ao tomarem o poder em uma fazenda, organizam um regime igualitário e justo no local. Gênero: musical. Classificação livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar ingresso. Sessões às 10h e às 15h, no Cine Santana (Avenida Rui Barbosa, 2.005 – Santana).

Ao som dos Beatles

Em tempos difíceis, o único caminho para quatro animais abandonados foi pegar a estrada rumo ao desconhecido. Mas o que eles não imaginavam é que, juntos, iriam mudar a história de suas vidas para sempre e criar a lendária banda The Bichos. Livremente inspirado no conto “Os Músicos de Bremen”, dos Irmãos Grimm, e “Os Saltimbancos”, de Chico Buarque, “The Bichos” é um espetáculo infanto-juvenil que fala da alegria dos recomeços, ao som de melodias dos Beatles. A realização é do grupo Teatro D’Aldeia, de São José dos Campos. Gênero: musical. Classificação livre para todas as idades. Reserva de ingressos pelo site Meu Sesi. Às 15h, no Sesi de São José dos Campos (Avenida Cidade Jardim, 4.389 – Bosque dos Eucaliptos).

Um tributo ao ‘Rei do Baião’

“Sertania Nordestina – As Léguas Tiranas de Luiz ‘Lua’ Gonzaga” retrata a vida e a obra do sanfoneiro, cantador e compositor Luiz Gonzaga. O texto e a interpretação das músicas ficam por conta do ator, cantor e bailarino Cláudio do Vale. Tocadores de sanfona, zabumba e triângulo animam o espetáculo com as canções mais populares do “Rei do Baião”. Gênero: teatro musical. Classificação livre para todas as idades. Às 18h, no Pátio do Museu (Praça Afonso Pena, 29 – Centro).

PUBLICIDADE

Alçando voos no shopping

Inspirado nos contos do livro “Cidades Invisíveis”, de Ítalo Calvino, o espetáculo “Sobre Voar”, da Cia Vértigo de Dança Vertical, de São José dos Campos, dá vida a um viajante em busca de novas aventuras que se depara com seres que o fazem se confrontar com seu desejo de voar, levando-o a se questionar sobre o mundo real e os seus sonhos. A partir de destrezas acrobáticas e coreográficas, os artistas acessam o imaginário humano de poder flutuar e convidam o público a desbravar esse universo muitas vezes inacessível para quem tem os pés colados no chão. Gênero: performance de dança vertical. Classificação livre para todas as idades. Às 18h,’ nesta quarta (6), quinta (7) e domingo (10), no Shopping Centro (Rua Rubião Junior, 84 – Centro).

Visita a um museu imaginário

“Museu Sem Fim de 1976” é uma palestra-performance da artista de teatro, crítica e curadora Daniele Ávila Small, que promove uma visita guiada por um museu imaginário, com uma exposição de obras de arte e pensamento crítico imaginados por mulheres no ano de seu nascimento, 1976. As obras foram escolhidas a partir de entrelaçamentos entre a história pessoal de cada uma, o imaginário da astrologia e a história da arte. Gênero: performance. Classificação etária para maiores de 16 anos. Capacidade limitada a 30 vagas. Clique [aqui] para reservar ingresso. Espetáculo interativo criado pelo grupo Complexo Duplo, do Rio de Janeiro (RJ). Às 19h, no Centro de Estudos Teatrais, na sede da Fundação Cultural (Avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).

Um olhar sobre os vícios sociais

Em meio a 30 cadeiras, dois atores constroem situações cômicas e dramáticas que propõem diferentes olhares sobre vícios sociais, como julgamento, intolerância, preconceito, violência e cultura do medo. “Ignorância” incita o espectador a uma postura crítica frente à ignorância humana. A peça foi indicada a seis prêmios Sinparc de Artes Cênicas de 2017 (melhor espetáculo, melhor atriz, melhor ator, melhor cenografia, melhor iluminação e melhor trilha sonora) vencendo na categoria de melhor atriz com Rejane Faria. Uma realização do grupo Quatroloscinco, de Belo Horizonte (MG). Gênero: drama. Classificação etária para maiores de 14 anos. Clique [aqui] para reservar ingresso. Às 21h, no Teatro Municipal (Rua Rubião Junior, 84 – 3º piso – Centro).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE