Atendimento na ala de pediatria do Hospital Municipal de São José. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Em linguagem simples, a cartilha explica todos os níveis de atendimento pelo SUS; dentro do Hospital Municipal, vídeo baseado em programa de TV aborda a segurança do paciente

 

DA REDAÇÃO

A Prefeitura de São José dos Campos lançou na terça-feira (19) uma cartilha informativa sobre os serviços oferecidos no município pelo SUS (Sistema Único de Saúde), que foi estabelecido pela Constituição Federal há 35 anos. Inicialmente o documento estará disponível no formato digital. Clique [aqui] para ter acesso.

Em linguagem simples e direta, a publicação traz explicações sobre o atendimento disponível em todos os níveis: atenção primária, especialidades médicas, urgência e emergência. Também descreve o funcionamento da vigilância em saúde e de outros setores da rede pública municipal.

Entre outros dados, a cartilha informa sobre os serviços oferecidos pelas unidades de saúde, além dos endereços e telefones atualizados. E destaca os principais programas desenvolvidos para atender os diversos segmentos da população.

O SUS foi instituído oficialmente pela lei federal 8.080, que dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes. Ele abrange desde a medição da pressão arterial na unidade básica até a cirurgia de transplante de órgãos, garantindo o acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.

PUBLICIDADE

‘Escolinha’ de segurança

Internamente, a equipe do Núcleo de Segurança do Paciente do HM resolveu chamar atenção para o tema de maneira informal e criativa. “As 6 Metas Internacionais de Segurança do Paciente” estão sendo apresentadas em um vídeo inspirado na Escolinha do Professor Raimundo, programa de TV exibido pela Rede Globo. O vídeo foi feito por colaboradores do hospital, cada um interpretando um personagem para falar de cada meta.

Assim, foi criada a Escolinha da Professora Florença, em alusão ao nome do Hospital Municipal José de Carvalho Florence, e para celebrar o Dia Mundial da Segurança do Paciente, comemorado no domingo (17).

O vídeo foi exibido em “sessões de cinema” para o público interno, no anfiteatro do hospital, na terça (19) e quarta-feira (20), em vários horários. Mais de 600 pessoas eram esperadas nos dois dias.

Segundo o Núcleo de Segurança do Paciente, o objetivo é reforçar os procedimentos padrão que precisam ser praticados constantemente em todos os setores do hospital.

“Achamos que seria uma boa estratégia falar das metas de segurança do paciente de uma forma lúdica, entretendo as pessoas para fixar mensagens importantes”, disse a médica Christiany Maria Cavalcante, coordenadora de Qualidade do HM.

O Hospital Municipal é mantido pela Prefeitura de São José dos Campos e gerenciado pela SPDM (Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina). Eventuais dúvidas e orientações gerais sobre atendimento podem ser esclarecidas pelo 156 e pela Ouvidoria da Saúde, nos telefones 3943-8001 ou 3941-1569. Se precisar falar pessoalmente, dirija-se à rua Óbidos, 140, Parque Industrial, das 8h às 17h.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE