Reforço contra a covid: Prefeitura está de olho nos faltosos. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Prefeitura quer atingir os 40 mil que não tomaram a segunda dose e os 170 mil que já podem tomar a terceira ou a dose de reforço

 

DA REDAÇÃO

Este sábado (15) será dia de reforço na vacinação contra a covid-19 que já acontece de segunda a sexta-feira. Entre 8h e 12h, nas quatro Casas do Idoso e no Cefe, estarão sendo aplicadas primeira, segunda e terceira doses do imunizante.

Para quem for receber segunda ou terceira dose é obrigatória a apresentação de carteira de identidade, CRA (Cadastro de Regulação Ambulatória) e carteira de vacinação de São José atestando a aplicação das doses anteriores.

Por causa da vacinação no sábado, as Casas do Idoso fecharam uma hora mais cedo nesta sexta-feira, às 16h, para a organização dos espaços. Na segunda-feira (17), abrirão uma hora mais tarde, às 9h, para limpeza e organização do retorno das atividades com os idosos.

PUBLICIDADE

40 mil atrasados

Mais de 40 mil pessoas ainda não tomaram a segunda dose da vacina contra a covid em São José. A maioria é de jovens entre 12 e 29 anos. Além disso, 170 mil pessoas já podem tomar a terceira dose ou dose de reforço. Os dados são do Vacivida, sistema de controle do Governo do Estado.

Até quinta-feira (13), 97,8% do público-alvo –pessoas de 12 anos ou mais – tomou a primeira dose, 93,8% a segunda e 32,9% a terceira ou dose de reforço.

A Prefeitura alerta a população a ficar atenta à data de retorno para imunização, já que houve uma redução de cinco para quatro meses para a última dose.

Avisa também que, caso algum morador de São José tenha se vacinado em outro município, é importante que informe em qualquer UBS (Unidade Básica de Saúde).

Ainda segundo a Prefeitura, a vacina tem efeito comprovado na proteção contra o vírus e na gravidade da infecção. Estudo no município apontou que, após 14 dias da vacinação completa, apenas 0,62% das pessoas imunizadas contraíram covid, 0,03% precisaram ser internadas e 0,021% morreram da doença.

PUBLICIDADE

Veja onde se vacinar

Casa do Idoso Centro – rua Euclides Miragaia, 508 – Centro

Casa do Idoso Sul – avenida Andrômeda, 2.601 – Bosque dos Eucaliptos

Casa do Idoso Leste – rua Cidade de Washington, 164 – Vista Verde

Casa do Idoso Norte – rua Carlos Belmiro dos Santos, 99 – Santana

Cefe (Centro de Formação do Educador) – avenida Olivo Gomes, 250 – Santana

PUBLICIDADE