Unidade tem 21 salas de atendimento, mais de 60 profissionais e funcionará no Urbanova por meio de convênio entre o Gaia e a Prefeitura
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos assinou convênio com o Gaia (Grupo de Apoio ao Indivíduo com Autismo) para ampliar o atendimento às crianças portadoras do espectro do autismo na primeira infância.
O novo centro de referência, que será inaugurado nesta sexta-feira (2), fornece serviço integrado e tratamento para intervenções individualizadas e integradas em quatro áreas essenciais do desenvolvimento infantil: psicologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia e psicopedagogia. Também serão oferecidas consultas médicas especializadas em neuropediatria e psiquiatria infantil.
Localizada no bairro Urbanova (avenida Possidônio José de Freitas, 1.350), na região oeste da cidade, a nova sede dispõe de 21 salas de atendimento e possui uma equipe com mais de 60 profissionais habilitados em diversos setores.
Acesso
A porta de entrada para os atendimentos por meio do SUS (Sistema Único de Saúde) são as UBSs (Unidades Básicas de Saúde). Os encaminhamentos para o Centro de Referência do Autismo serão realizados pelas unidades de especialidades, de reabilitação e pelos Caps (Centros de Atenção Psicossocial).
Inicialmente o atendimento estará voltado às crianças com menos de 6 anos. Conforme estudos, o atendimento já na primeira infância promove maiores ganhos aos pacientes, pois estimula as habilidades sociais.
O transtorno do espectro autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento cujo diagnóstico é clínico. Pelo Manual de Transtornos Mentais (DSM-5), ele é classificado como leve, moderado ou grave. Entre os sintomas estão déficits persistentes em comunicação e interação social, padrões repetitivos e interesses restritos de comportamento e atividades que limitam a funcionalidade social e emocional de seus portadores.