A Secretaria de Saúde da Prefeitura chama atenção para a importância de a população continuar se vacinando contra a covid-19. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Também estarão disponíveis a terceira dose para adolescentes e a quinta dose para idosos imunossuprimidos

 

DA REDAÇÃO

A quarta dose da vacina contra a covid-19 –ou segunda dose de reforço– começará a ser aplicada em São José dos Campos, a partir desta terça-feira (7), no grupo com 58 anos de idade ou mais e em profissionais da saúde. Também está disponível a terceira dose –ou primeira de reforço– para adolescentes entre 12 e 17 anos.

Segundo a Secretaria de Saúde da Prefeitura, o Ministério da Saúde liberou na semana passada a quinta dose –ou quarta dose de reforço– para todas as pessoas entre 50 e 59 anos, mas o município está aguardando o recebimento de mais vacinas para iniciar a aplicação em todo o grupo, estimado em 65.180 pessoas.

Outra novidade é a quinta dose –ou terceira de reforço–, que está disponível desde sábado (4) para pessoas com 60 anos ou mais que apresentam imunossupressão. [Veja abaixo a lista de doenças aceitas para comprovar a condição de imunossuprimido.]

PUBLICIDADE

Locais de vacinação

– UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – Das 8h às 17h, com distribuição de senhas a partir das 8h; e às 13h, até o esgotamento das senhas ou de acordo com a capacidade operacional e estrutura física de cada unidade.

– Colégio Tableau – Das 8h às 21h; rua Claudino Pinto, 93 – Centro.

– Cefe (Centro de Formação do Educador) – Das 18h às 21h; avenida Olivo Gomes, 250 – Santana.

– Laboratório Cipax – Das 9h às 16h; unidades do Vale Sul Shopping (Jardim Satélite) e da praça Afonso Pena (Centro).

PUBLICIDADE

Lista de imunossupressão

I – Imunodeficiência primária grave; II – Quimioterapia para câncer; III – Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; IV – Pessoas vivendo com HIV/Aids – V – Uso de corticoides em doses iguais ou acima de 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por14 dias ou mais; VI – Uso de drogas modificadoras da resposta imune – metotrexato; leflunomida; micofenolato de mofetila; azatiprina; ciclofosfamida; 6- mercaptopurina; biológicos em geral (infliximabe, etanercept, humira, adalimumabe, tocilizumabe, canakinumabe, golimumabe, certolizumabe, abatacepte, secukinumabe, ustekinumabe); Inibidores da JAK (tofacitinibe, baracitinibe e upadacitinibe); VII – Autoinflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; VIII – Pacientes em terapia renal substitutiva (hemodiálise).

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE