Digite no Google “cachorros fogos de artifício” e você será apresentado a um horror de fotos e fatos sobre cachorros que ficaram muito machucados ou –o pior– perderam suas vidas, simplesmente por não suportarem o barulho dos fogos de artifício.
Eu poderia encher esta coluna com fotos de cachorros mortos por ataques do coração, outros com as patas e bocas feridas por tentarem desesperadamente fugir de onde estão, ou ainda contar várias histórias de cachorros que sumiram de suas casas e nunca mais apareceram, por medo dos barulhos dos fogos de artifício.
Mas se fotos e histórias de cachorros não te impressionam ou não te comovem, eu posso contar outras histórias sobre crianças autistas que têm verdadeiro pavor de barulho e, quando ouvem os estampidos dos fogos, gritam e se agitam sem que seus pais saibam o que fazer. Ou de pessoas doentes, com dores, obrigadas a conviver com esse som infernal.
Mas se nada disso te interessa, te emociona, te impressiona, te comove, porque você é daqueles que gosta mesmo de soltar fogos com muito barulho, porque você ainda está na idade da pedra, quando rendia graças ao deus trovão, fique tranquilo porque essa sua ignorância agora tem preço.
Anota aí: por volta de 4 mil reais para quem é pessoa física e 11 mil reais para as empresas que continuarem apostando na mediocridade.
Sim, é isso mesmo. Soltou fogos com barulho, com estampido? Tome multa. Quem sabe assim você aprende a respeitar o próximo e os animais?
Aprovada e sancionada
A lei que proíbe soltar, comercializar, armazenar e transportar fogos de estampido no estado de São Paulo (de autoria dos deputados Bruno Ganem e Maria Lúcia Amary), foi aprovada em maio desse ano e sancionada pelo governador João Doria no dia 29 de julho de 2021, semana passada.
E vale destacar com letras maiúsculas que a lei PROÍBE A VENDA, e não só armazenar ou soltar fogos, o que é um grande avanço.
Essa é uma vitória sobre os boçais que usam e abusam desses fogos com barulho para comemorar tudo, até quando o seu time perde –porque se ele comprou, ele tem que estourar– e uma vitória também em favor da qualidade de vida dos nossos animais, crianças e idosos, que se assustam e sofrem com os barulhos desses fogos.
E vamos combinar que o mais bonito nos fogos de artifício não são os barulhos. Nunca foram. São as cores das luzes. Aquele bailado que vai surgindo do nada e formando desenhos maravilhosos que enchem os olhos e a alma.
Ninguém, absolutamente ninguém, sente falta do barulho, dos estampidos secos. Simplesmente porque é algo totalmente desnecessário.
Denuncie
Agora, uma coisa tem que ser dita: não adianta a lei existir se aqueles que são a favor –acredito eu que a maioria– não ajudarem a denunciar as pessoas que insistem em se render aos encantos do deus trovão, o deus que rege os bobos e babões.
Se a gente ignorar essa lei, vamos ignorar também o bom senso, a evolução moral do homem. E, definitivamente, não podemos fazer isso. Pelo contrário, temos que fazer parte dessa evolução.
A partir de agora, então, se nos deparamos com pessoas vendendo ou soltando fogos de artifício com barulho, ao invés de ficarmos só olhando e nos lamentando, nós podemos fazer mais, nós podemos calar esse barulho, denunciando.
Então, bora lá fazer a diferença nesse mundo, porque respeito é bom e todo mundo gosta.
> Edna Petri é jornalista (MTb nº 13.654) há 39 anos e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Mora na Vila Ema há 20 anos, ama os animais e adora falar sobre eles.