Portador de deficiência é vacinado no Cefe e comemora. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Nesta sexta-feira (14), mais um grupo será incluído na vacinação contra covid-19. É a vez das pessoas de 50 a 53 anos com comorbidades. As vacinas serão aplicadas na rede de UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 12h, e nas Casas do Idoso, das 8h às 17h.

Também poderão receber vacina pessoas da mesma faixa etária que têm deficiência permanente e estão cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC). Para esse público, a imunização será feita na rede de UBSs e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h.

Integrantes desses dois grupos, com idade superior e que ainda não tomaram a primeira dose, também podem continuar a ser vacinados nos mesmos locais e horários.

Em ambos os casos é preciso apresentar documento oficial com foto que contenha CPF e comprovante de endereço no município, além dos documentos específicos em original e cópia, que ficará retida no posto de vacinação

Os documentos aceitos são cadastro no BPC que demonstre ser beneficiário (pessoas com deficiência) e relatório médico com especificação da comorbidade, ou receita com CRM legível (pessoas com comorbidades).

O calendário com todos os grupos que estão recebendo a primeira e a segunda dose está disponível na página www.sjc.sp.gov.br/vacinacao.

 

Vacina contra a gripe

A segunda etapa da vacinação contra o vírus influenza tipo A (H1N1) e B (gripe comum) beneficia pessoas com 60 anos ou mais e professores que comprovem estar exercendo a atividade.

As pessoas que pertencem aos grupos aptos a receber tanto a vacina contra gripe quanto contra covid-19 devem aguardar 14 dias entre um e outro imunizante. De acordo com o Grupo de Vigilância Epidemiológica do Estado, o intervalo entre as duas vacinas é necessário para que as reações de uma e de outra, caso ocorram, possam ser identificadas.

Documentos e locais

Idosos devem apresentar documento com foto e CPF, e professores, documentação que comprove vínculo ativo com escolas de nível superior ou básico. Se possível, levar a caderneta de vacinação.

A vacina estará disponível nas 40 UBSs, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas às 12h.