Equipes da Prefeitura, Corpo de Bombeiros e EDP Energia iniciaram a recuperação dos danos logo após a chuva; trabalho atravessou o fim de semana
DA REDAÇÃO
Depois da forte chuva da última quinta-feira (28), a cidade recebeu serviços de remoção de árvores, limpeza, reparos na rede elétrica e aos poucos vai retornando à normalidade.
Segundo a Prefeitura de São José dos Campos, a chuva teve ventos de até 56 km/h. Foram registradas mais de 30 ocorrências de quedas de galhos e árvores, principalmente nas regiões sul, centro-oeste e central. A concessionária EDP Energia estimou mais de 35.300 clientes sem energia. Não houve registro de feridos ou desabrigados.
Em outra nota à imprensa, a Prefeitura mencionou ventos “que chegaram a 101 km/h” e derrubaram árvores e galhos no Parque Santos Dumont, na região central. Procurada nesta segunda-feira (2) pelo SuperBairro, a Secretaria de Manutenção da Cidade confirmou que, segundo o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais), o vento atingiu mesmo 101 quilômetros horários.
Segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana, pelo menos 12 vias ficaram interditadas após a chuva. Os bairros mais atingidos foram Jardim Aquarius, Jardim das Indústrias, Vila Ema, Jardim Esplanada, Jardim Alvorada, Jardim Sul e Bosque dos Eucaliptos. As áreas foram sinalizadas e agentes da mobilidade orientaram os motoristas com desvios de itinerário.
Os trabalhos da Prefeitura envolveram, também nos dias subsequentes, equipes da Defesa Civil, Mobilidade Urbana, Manutenção da Cidade e Urbam (Urbanizadora Municipal) atuando para desobstruir vias com a retirada das árvores e galhos, além de fazer corte e limpeza. O Corpo de Bombeiros participou de algumas ações.
O Parque Santos Dumont, na Vila Adyana, região central, ficou fechado para manutenção durante o fim de semana. A chuva danificou o portal japonês, quiosques e alguns brinquedos. Equipes da Prefeitura trabalharam na manutenção, limpeza e conserto de equipamentos a fim de garantir a segurança e o uso dos espaços do parque.
EDP normaliza
No final do sábado (29), a EDP Energia informou que “mais de 99% dos clientes impactados pelo temporal já tiveram o fornecimento de energia normalizado”. E disse também que manteve equipes dedicadas ao atendimento de forma ininterrupta.
“A companhia segue atuando com seis vezes mais equipes dedicadas nos reparos dos danos causados e esclarece que estas últimas ocorrências que estão em andamento são mais complexas, muitas vezes com a necessidade de reparos significativos por conta da queda de galhos e árvores inteiras sobre as redes elétricas”, explicou por meio de nota.