Há 10 anos o projeto aproxima a ciência da população, principalmente do público infantil e juvenil. Foto / Danilo Ferrara/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Entre quinta e domingo, serão realizadas várias atividades crianças, jovens e adultos; criado por professores do ITA, o projeto busca aproximar a ciência da população

 

DA REDAÇÃO

Neste mês, o Ciência no Parque, projeto do Parque Vicentina Aranha que aproxima crianças, jovens e adultos do universo científico, completa 10 anos. Idealizado pelos professores Roberto Stempniak e Darwin Bassi, do ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica), o Ciência no Parque promove mensalmente exposições interativas e oficinas que apresentam de forma lúdica e divertida fenômenos de mecânica, óptica, energia, ondas, entre outros.

Para celebrar os 10 anos, o Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana, preparou uma programação especial que vai desta quinta-feira (23) até domingo (26). Nesta quinta, às 18h30, especialistas do projeto Céu Profundo convidam astrônomos amadores e o público em geral para uma jornada pelos mistérios do universo no Observatório Astronômico. Munidos de telescópios, os participantes poderão explorar o céu em meio à natureza do parque.

Na sexta-feira, às 19h, Davi Calazans, criador de conteúdo no “Ponto em Comum”, maior canal de divulgação científica da região Nordeste, participa de uma roda de conversa por meio de transmissão virtual, ao vivo, no telão do Cinema ao Ar Livre. Formado em ciências biológicas pela Universidade Federal do Ceará, Davi compartilhará seus conhecimentos e contará histórias.

No sábado, das 14h às 17h, o projeto Céu Profundo conduz uma oficina de Carta Celeste, que ensina a identificação de constelações, leitura e interpretação de cartas celestes, localização e identificação de planetas, galáxias, aglomerados estelares e nebulosas, além da compreensão dos movimentos dos astros e a familiarização com o manuseio de telescópios.

PUBLICIDADE

No domingo, às 10h, acontece a roda de conversa “Dez Anos de Ciência no Parque Vicentina Aranha”, com a presença do coordenador do projeto, professor Roberto Stempniak, e convidados. Entre eles, Alexandre Wunche (Inpe), José Silvério Edmundo Germano (ITA), Leila Ribeiro (projeto Stem2d), Wanderclait Melo (projeto Céu Profundo), Valéria Israel (Afac) e membros do Ciência no Parque.

No mesmo dia, das 10h às 12h, a equipe do projeto Mulheres em Stem2d comanda uma oficina de maquetes de papel doadas pela AEB (Agência Espacial Brasileira). Os participantes poderão montar satélites, sondas e foguetes, uma forma de estimular o interesse das crianças pela ciência, tecnologia e o setor espacial.

A programação ainda inclui uma exposição científica no Pavilhão São José, com demonstrações de experimentos interativos conduzidos pela equipe do Ciência no Parque. Sexta-feira, das 14h às 17h, e sábado, das 10h às 12h.

Todas as atividades são gratuitas. O ingresso solidário opcional é um brinquedo novo ou em bom estado para a campanha Natal Solidário, do Fundo Social de Solidariedade. As doações podem ser entregues no ponto de coleta localizado na portaria principal do parque, diariamente, das 6h às 21h.

PUBLICIDADE

Programação

Quinta-feira (23)

– Observatório Astronômico: uma jornada pelos mistérios do universo – das 18h30 às 20h30, no gramado do Cinema ao Ar Livre. (Em caso de mau tempo, a atividade será cancelada.)

Sexta-feira (24)

– Exposições e experimentos – das 14h às 17h, no Pavilhão São José.

– Roda de conversa com Davi Calazans (participação virtual, ao vivo) – das 19h às 20h30, no Cinema ao Ar Livre. (Transmissão pelo canal no YouTube do Parque Vicentina Aranha.)

Sábado (25)

– Exposições e experimentos – das 10h às 12h, no Pavilhão São José.

– Oficina de Carta Celeste – das 14h às 17h, no Pavilhão São José.

Domingo (26)

– Roda de Conversa: Dez Anos de Ciência no Parque Vicentina Aranha – Com a equipe do Ciência no Parque e convidados – 10h, no hall vermelho do Pavilhão São José.

– Oficina mão na massa: construção de maquetes de papel – das 10h às 12h, no Quiosque São José.

PUBLICIDADE