A área é bastante utilizada por ciclistas, corredores, praticantes de caminhadas e pedestres. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Fotos publicadas pelo internauta Giovane de Melo no grupo de Facebook Resgatando São José dos Campos, na manhã desta quarta-feira (19), mostraram uma cobra de tamanho adulto no centro da ciclovia da avenida Linneu de Moura, região oeste, em frente ao Hospital Vivalle.

Não é a primeira vez que aparecem serpentes naquela região, que corta uma área de vegetação que se estende até o rio Paraíba do Sul. O local é ponto de passagem de ciclistas, praticantes de corrida e caminhada, além de pedestres que se dirigem ao hospital e escolas próximas.

A cobra foi fotografada em frente ao Hospital Vivalle. Foto / Giovane de Melo/Resgatando São José dos Campos

Roçada

O SuperBairro foi ao local e apurou que, nos últimos dias, o clube Thermas do Vale executou serviço de roçada em área de sua propriedade próxima ao local do aparecimento da cobra. O gerente Tiago comentou que também viu a postagem.

“Nós sempre temos cuidado em deixar as áreas livres de mato para prevenir esse tipo de problema”, disse. Tiago concordou que a cobra pode ter saído do terreno do clube devido ao serviço de roçada.

Um casal que cuida da área onde veículos de usuários do hospital e de escolas da região são estacionados, disse que o aparecimento de cobras no local não é comum. “Trabalho há bastante tempo aqui e é a primeira vez que ouço falar de cobra”, afirmou a moça.

Prefeitura orienta

A Prefeitura de São José dos Campos, por meio da Secretaria de Manutenção da Cidade (SMC), informou que as roçadas ao longo da avenida são feitas com regularidade. Em nota, a SMC explicou como trabalha na limpeza dessas áreas, em parceria com o CCZ (Centro de Controle de Zoonoses). Veja o que diz a nota:

A Secretaria de Manutenção da Cidade informa que faz a roçada no local citado com frequência, pelo menos uma vez por mês, e que atende às solicitações repassadas pelo Centro de Controle de Zoonoses.

O CCZ encaminha à SMC a relação das áreas públicas com vegetação que precisa de poda ou roçada. Também solicita a retirada de material de poda ou jardinagem, assim como de inservíveis que estejam em área pública.

Áreas verdes são locais naturais de permanência de serpentes. Esses animais têm hábitos noturnos, porém podem ser vistos em outros horários do dia. Podem se locomover ao se sentirem ameaçadas ou para buscar alimento.

A orientação é que as pessoas não tentem pegar ou tocar no animal para devolvê-lo à natureza. A orientação é ligar para o 156 ou acionar o Corpo de Bombeiros.