Cetesb autoriza ampliação do aterro sanitário do município, no bairro Torrão de Ouro, na região sul. Foto / PMSJC/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A estimativa foi feita pela Urbam após a Cetesb aprovar uma nova ampliação; o aterro sanitário recebe média de 570 toneladas de resíduos domiciliares por dia

 

DA REDAÇÃO

A Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) concedeu licença para uma ampliação do aterro sanitário de São José dos Campos que poderá aumentar a sua vida útil em mais 10 anos.

Segundo a Urbam (Urbanizadora Municipal), responsável pela operação do aterro, em uma primeira fase serão implantados 111.820 m² de alteamento (elevação de área) e 115.743 m² de ampliação da área de disposição de resíduos sólidos domiciliares. O aterro sanitário recebe uma média diária de 570 toneladas de resíduos domiciliares.

PUBLICIDADE

Ações educativas

A Urbam realiza ações educativas para conscientizar a população sobre a separação e destinação corretas dos vários tipos de resíduos. Os materiais recicláveis devem ser separados e destinados nos dias e horários corretos da coleta seletiva, que é feita em 100% da área urbana, além do distrito de São Francisco Xavier.

A Urbam retira gratuitamente equipamentos eletroeletrônicos inservíveis nas residências e conta com 55 coletores de pilhas, baterias e celulares em espaços públicos da cidade. É feita também a retirada de pequenos animais mortos em residências e vias públicas.

Restos de obras de construção (tábuas, tijolos, telhas, tubulações, pisos), móveis e equipamentos domésticos (sofás, cadeiras, geladeiras), lâmpadas fluorescentes inteiras, restos de poda e óleo de cozinha devem ser encaminhados aos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária).

Medicamentos vencidos devem ser encaminhados às farmácias ou UBSs.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE