Ainda não há previsão de vacina para bebês sem comorbidades e imunossupressão. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Serão vacinadas crianças de 6 meses até 2 anos com comorbidades e imunossuprimidas; confira locais e horários

 

DA REDAÇÃO

A partir desta sexta-feira (18), terá início em São José dos Campos a aplicação da primeira dose da vacina contra covid-19 em crianças de 6 meses a 2 anos (2 anos, 11 meses e 29 dias) de idade com comorbidades ou imunossuprimidas.

A imunização dessa nova faixa etária será feita com a vacina da Pfizer de tampa na cor vinho, com formulação e dosagem específicas para crianças pequenas. É a única vacina autorizada atualmente pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para esse grupo. A Prefeitura de São José dos Campos recebeu 2 mil doses do imunizante.

Para evitar perda de vacinas, uma vez que o frasco contém 10 doses, a Prefeitura avisou que a abertura de novos frascos no período da tarde será liberada somente com a presença de 10 crianças aptas a receber o imunizante.

O esquema vacinal desse grupo será composto por três doses. A segunda deverá ser administrada após intervalo de quatro semanas (28 dias) da primeira. Já a terceira dose poderá ser aplicada a partir de oito semanas (56 dias) após a segunda dose.

A Secretaria de Saúde informou que não há previsão de início da vacinação de crianças dessa faixa etária sem imunossupressão ou comorbidades. Quanto ao grupo de crianças com idade entre 3 e 4 anos, a aplicação do imunizante CoronaVac está suspensa até que o município receba novas doses do Ministério da Saúde.

PUBLICIDADE

Comorbidades

Confira as comorbidades que dão direito à vacina: diabetes melitus, pneumopatias crônicas graves, Hipertensão Arterial Resistente (HAR), hipertensão arterial estágio 3, hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo; doenças cardiovasculares: insuficiência cardíaca (IC), cor-pulmonale e hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, síndromes coronarianas, valvopatias, miocardiopatias e pericardiopatias, doenças da aorta, dos grandes vasos e fístulas arteriovenosas, arritmias cardíacas, cardiopatias congênitas, próteses valvares e dispositivos cardíacos implantados; doenças neurológicas crônicas, doença renal crônica, imunocomprometidos, hemoglobinopatias graves, obesidade mórbida, síndrome de down, cirrose hepática.

PUBLICIDADE

Locais e horários

A aplicação será realizada nos seguintes locais:

– Em todas as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) – das 8h às 12h;

– Nas unidades do Laboratório Cipax da praça Afonso Pena, Vale Sul Shopping e Jardim Aquarius – das 9h às 12h;

– No Colégio Tableau (rua Claudino Pinto, 93 – Centro) – das 8h às 12h.

PUBLICIDADE