Remoção de postes e fiação aérea em trecho da rua Quinze no domingo. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Prefeitura e EDP iniciaram a retirada; segunda fase prevê mais 30 postes fora da rua Quinze, entre a Sebastião Hummel e a travessa João Dias

 

DA REDAÇÃO

Teve início no domingo (12) o trabalho de retirada de 11 postes e da fiação elétrica na rua Quinze de Novembro, na região do Centro Histórico da cidade. A mudança faz parte do projeto de revitalização Urbaniza Centro, tocado pela Prefeitura de São José dos Campos, que começou há exatamente um ano.

A fiação subterrânea, além de diminuir apagões e evitar problemas de descargas elétricas, promete deixar o corredor comercial com aparência agradável e limpa, já que os fios de energia, telefonia, internet e similares passam agora pelo subsolo. Também já está sendo implantada na rua a iluminação para pedestres e veículos.

Os postes foram retirados no trecho entre a praça Padre João e a rua Sebastião Hummel. Assim que todos os imóveis de um novo trecho tenham suas redes funcionando de acordo com as normas de transição, serão retirados mais 30 postes entre a Sebastião Hummel e a travessa João Dias.

O trabalho de mudança da energia aérea, bem como a reforma nas redes de esgoto e águas pluviais, foi acompanhado pela Secretaria de Manutenção da Cidade.

PUBLICIDADE

Revitalização

Anunciado em 18 de fevereiro do ano passado, o projeto de revitalização da rua Quinze foi lançado com investimento previsto de R$ 25 milhões e prazo de conclusão para o mês de novembro daquele ano, estando no momento com quase quatro meses de atraso no cronograma.

A revitalização prevê o enterramento dos cabos de energia e da fiação das prestadoras de serviços, como celular, internet e similares; retirada dos postes de energia e da rede de fios, melhorando o visual da rua e reduzindo obstáculos das calçadas; implantação de iluminação direcionada para pedestres e veículos; melhoria da drenagem existente com melhor vazão da água das chuvas; nova paginação das calçadas com colocação de mosaicos coloridos; espaço de caminhada com mais acessibilidade e segurança.

O projeto também prevê a implantação de mobiliário urbano composto de floreiras, bancos, lixeiras e paraciclos. Será implantado um novo paisagismo, complementando o existente.

PUBLICIDADE

Alagamento

Apesar do anúncio de melhoria na drenagem, um trecho da rua não suportou a tempestade que atingiu principalmente as regiões central e norte da cidade no dia 9 desse mês. O trecho do cruzamento com a rua Dolzani Ricardo teve acúmulo de água. Várias outras avenidas da cidade sofreram alagamento devido à chuva, com dezenas de veículos encobertos.

No início do ano passado, comerciantes da rua fizeram reclamações sobre o projeto, principalmente pelo bloqueio de veículos e passageiros durante parte do cronograma da obra. Segundo a Prefeitura informou na época, os comerciantes aprovaram o projeto, mas fizeram sugestões relacionadas às vagas de estacionamento. As secretarias de Mobilidade Urbana e Gestão Habitacional e Obras ficaram de analisar as reivindicações.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE