A vacinação contra covid-19 avança com rapidez nos grupos com comorbidades e deficiência permanente. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Até sexta-feira (28) a vacinação contra covid-19 em São José dos Campos irá atender os grupos de pessoas entre 40 e 44 anos que apresentam comorbidades e também as que têm deficiência permanente e estão cadastradas no BPC (Benefício de Prestação Continuada). Todos receberão a primeira dose do imunizante AstraZeneca

Nesta quarta (26) começa a vacinação das pessoas com 43 e 44 anos. Na quinta (27), será a vez de quem tem de 40 a 42 anos.

Documentos e locais

Para as pessoas com comorbidades, a aplicação será feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), das 8h às 12h, e nas quatro Casas do Idoso, das 8h às 17h.

É preciso apresentar documento oficial com foto que contenha CPF, comprovante de endereço em São José dos Campos, relatório médico com especificação da comorbidade ou receita médica (original e cópia) datada no máximo dos últimos 12 meses com CRM legível.

As pessoas com deficiência serão imunizadas nas 40 UBSs e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h.

Além do documento com foto e comprovante de endereço na cidade, deve-se levar original e cópia do cadastro de beneficiário do BPC.

Mais informações sobre o calendário da primeira dose estão disponíveis na página www.sjc.sp.gov.br/covid-1dose. No anexo da página pode ser consultada a relação das comorbidades incluídas pelo Governo do Estado como prioritárias para vacinação.

 

Vacinação contra gripe continua

A campanha de vacinação contra a gripe continua. Até o dia 8 de maio estarão sendo vacinados os grupos da segunda fase, composta de idosos com 60 anos ou mais e professores.

Também continuarão sendo imunizados os integrantes dos grupos da primeira fase, formados por trabalhadores da saúde, gestantes, puérperas (mães com até 45 dias após o parto) e crianças de 6 meses a menos de 6 anos.

Quem pertence a um desses grupos e tomou a primeira ou segunda dose contra a covid-19, deve aguardar 14 dias para receber a vacina contra os vírus influenza e H1N1. O intervalo é necessário para que possam ser identificadas as reações de uma e de outra, se ocorrerem.

A vacinação este sendo feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) do município, de segunda a sexta-feira, das 12h às 17h. As senhas começam a ser distribuídas a partir das 12h.

Terceira fase

A terceira e última etapa da campanha vai de 9 de junho a 9 de julho. Serão vacinados os seguintes grupos: doentes crônicos, pessoas com deficiência permanente, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, trabalhadores portuários, forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema de privação de liberdade, população privada de liberdade e adolescentes e jovens em medidas socioeducativas.