Marcação de consulta na UBS Centro II, passando pelo Acolhimento, agora leva cerca de uma hora. Foto / SuperBairro

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Usuários levaram cerca de uma hora para marcar consulta na UBS Centro II na última quarta-feira; procedimento deixou de ser feito pela recepção; Prefeitura diz que mudança “visa a qualificação do atendimento”

 

DA REDAÇÃO

Na tarde da última quarta-feira (17), cinco usuários da Unidade Básica de Saúde (UBS) Centro II, no Jardim Nova América, região central da cidade, levaram cerca de uma hora para marcar consulta médica na unidade. Até recentemente, as consultas eram marcadas diretamente na recepção.

A mudança provocou, no caso dos usuários da Centro II, um gargalo no procedimento de marcação de consultas. O que antes consumia menos de 10 minutos sendo feito na recepção, passou a levar quase uma hora ao ter de ser feito no Setor de Acolhimento.

61 minutos

Um dos usuários chegou à unidade às 14h10 para marcar consulta orientada pelo médico Eduardo Yoshiaki, que o atende há cerca de três anos. Em sua última consulta, no início do ano, o médico o instruiu a marcar nova consulta no mês de julho.

Após a chegada, retirou uma senha preferencial por idade e em menos de dois minutos foi chamado na recepção. Ali, foi informado pela atendente que agora a marcação de consulta deve ser feita no Acolhimento. Foi orientado a continuar aguardando com a mesma senha.

Pelo menos mais quatro usuários aguardavam pelo chamado do Acolhimento. Eram 15h01 quando o usuário foi chamado e atendido por uma enfermeira. Às 15h11, deixou a sala após ter a consulta marcada para o dia 3 de setembro, totalizando 61 minutos na UBS. Na sala da enfermeira não foi realizado nenhum procedimento, a não ser o pedido de documento de identidade e cartão do SUS.

A alteração na marcação de consultas na Centro II criou um gargalo no atendimento porque, como ocorreu na quarta-feira, enquanto três funcionárias trabalhavam na recepção, com baixa procura de usuários, no Acolhimento havia apenas uma funcionária trabalhando.

PUBLICIDADE

Prefeitura responde

Contatada pelo SuperBairro, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de São José dos Campos respondeu a todos os questionamentos [veja a íntegra das perguntas e respostas no final deste texto]. Embora seja recente a necessidade da passagem pelo Acolhimento para a marcação de consulta, respondeu que “desde 2020, essa prática é adotada em todo o município e, especificamente, na UBS Centro II, o acolhimento ocorre desde 2018”.

A secretaria respondeu que o agendamento de consultas “por meio do acolhimento com a enfermagem segue critérios do PNAB (Programa Nacional da Atenção Básica)”. Acrescentou que o processo “inclui uma escuta qualificada e a classificação de risco conforme protocolos estabelecidos, respeitando as necessidades individuais dos usuários”.

A secretaria defendeu o novo sistema dizendo que “o benefício para os usuários é que eles são atendidos por um enfermeiro que pode avaliar a situação particular”. Na prática, a enfermeira apenas pediu os documentos para a marcação da consulta.

A resposta da Prefeitura finaliza garantindo que “por meio desse novo protocolo conseguimos ampliar o número de consultas realizadas”, que teria subido de 550.734 consultas em 2021 para 671.318 em 2023.

 

APOIO / SUPERBAIRRO

A íntegra da resposta

SuperBairro – Desde quando houve esta mudança na marcação de consultas? Envolve toda a rede de UBSs?

Prefeitura – O agendamento de consultas é feito por meio do acolhimento com a enfermagem e segue critérios do PNAB (Programa Nacional da Atenção Básica). Este processo inclui uma escuta qualificada e a classificação de risco conforme protocolos estabelecidos, respeitando as necessidades individuais dos usuários. Os profissionais seguem o documento técnico da Secretaria de Saúde referente ao atendimento à demanda espontânea. Desde 2020, essa prática é adotada em todo o município e, especificamente, na UBS Centro II, o acolhimento ocorre desde 2018.

Foi determinada pela Secretaria de Saúde ou pela OS contratada para gerir as UBSs?

O agendamento de consultas via acolhimento foi uma determinação da Secretaria de Saúde. Todas as unidades, sejam geridas por Organizações Sociais (OS) ou não, seguem o mesmo protocolo.

Qual é o motivo da mudança? O que os usuários ganham com ela?

A mudança visa a qualificação do atendimento, garantindo que um profissional habilitado em saúde possa avaliar as reais necessidades dos munícipes e as suas prioridades. O benefício para os usuários é que eles são atendidos por um enfermeiro que pode avaliar a situação particular, solicitar exames dentro dos protocolos da Secretaria de Saúde, realizar encaminhamentos quando necessário e agendar consultas médicas de acordo com a avaliação do paciente.

Além da marcação de consultas foram dadas novas atribuições ao Acolhimento? Quais são as atribuições desse setor e qual é a finalidade dele?

O setor de Acolhimento tem a finalidade de qualificar o atendimento, proporcionando uma escuta qualificada e a classificação de risco. Suas atribuições incluem a avaliação da situação do usuário, a solicitação de exames e a realização de encaminhamentos, conforme os protocolos estabelecidos.

Existe a percepção de que o número de consultas realizadas nas UBSs está diminuindo. Isto é verdade? Quais são os números de consultas no primeiro semestre de 2021, 2022 e 2023?

Por meio desse novo protocolo conseguimos ampliar o número de consultas realizadas. 2021: 550.734; 2022: 544.762; 2023: 671.318.