A maioria das atrações deste domingo (31), último dia das férias de julho, vai agradar em cheio às crianças. Mas os jovens e adultos também poderão se divertir com exposição de carros antigos, forró, música sertaneja e cinema de arte. Quase tudo gratuito.
DA REDAÇÃO
Carros antigos no Parque da Cidade
O Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade recebe uma exposição com cerca de 300 carros antigos. Modelos como Bel Air, Mustang, Limousine e Ford 29 poderão ser vistos e fotografados de perto. Também serão exibidos exemplares dos nacionais Opala, Maverick e Fusca, além de outros de fabricação artesanal.
Um show de rock com a The Flatheads Band vai animar o público. Na praça de alimentação, haverá opções como pão com linguiça, cachorro-quente, bolinho caipira, pastel, pamonha, bolo de pote e doces caseiros. Cerca de 40 artesãos estarão expondo e vendendo seus produtos durante o evento.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Das 9h às 15h, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
Banda Kanaviá toca no Bambuzal
Formada em 2001 com o nome original de Kana Kayana, a banda Kanaviá teve seu início em Jacareí durante um churrasco entre amigos apaixonados por forró. Em pouco tempo, já tocava em bares e casas noturnas com músicas próprias. Premiada em festivais nacionais, a banda já participou de programas de rádio e TV, lançou o álbum “Pra Vida Inteira” e fez uma turnê pela Europa.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 10h30, no Bambuzal do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).
Espaço de Brincar no Sesc
Este será o último domingo do Espaço de Brincar, atividade do Sesc realizada durante todo o mês de julho, disponibilizando a cada dia diferentes brinquedos para as crianças participantes.
Evento gratuito dirigido a crianças de 0 a 6 anos. Para participar, é preciso fazer agendamento pelo aplicativo Credencial Sesc SP. As crianças deverão estar acompanhadas por um responsável no local.
Das 10h30 às 13h30, no Sesc (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
Fim de férias no shopping
Este domingo será o último dia da programação de férias do Colinas Shopping, na região oeste da cidade. Confira as atrações:
Im.Fusion – Instalação artística que é sucesso de público, com mais de 6 mil visitantes até o momento.
Teatro Colinas – Peça infantil “Rapunzel – O Musical”, no sábado e no domingo, com sessões às 16h. Ingressos a partir de R$ 25.
Clube Aquarela Kids – colônia de férias com atividades lúdicas que vão de artes a esportes para crianças de 3 a 12 anos.
No Colinas Shopping (avenida São João, 2.200 – Jardim das Colinas).
Faça música no Sesc
O projeto VEM – Venha Experimentar Música, do Sesc de São José dos Campos, recebe pessoas de todas as idades neste domingo para uma experiência livre, informal e lúdica. Será uma oportunidade para ver e manusear de perto instrumentos de orquestra como um violino ou violoncelo, brincar com traquitanas sonoras, construir os próprios instrumentos, fazer música com o computador ou o celular e cantar e tocar brincando em família.
Evento gratuito e livre para todas as idades. Para participar, devem ser retiradas senhas 30 minutos antes do início da atividade. As vagas são limitadas.
Das 10h30 às 12h, na sala Corpo e Arte do Sesc (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
Atrações novas no Museu Vivo
O Museu do Folclore irá realizar o último Museu Vivo do mês de julho. A atividade ocupa a área externa do museu, que funciona dentro do Parque da Cidade. Uma das convidadas é a cearense Maria Vanderleia Ferreira Santos Avelino, que compartilhará seu saber no artesanato fazendo renda filé e crochê. Ela veio de Fortaleza ainda criança e hoje mora com a mãe e a irmã em São José dos Campos.
A mineira de Montes Claros Darci Xavier de Almeida, por sua vez, irá demonstrar a receita de biscoito de polvilho, que ela apelidou de beliscão. Darci trabalhava na lavoura da família e aprendeu a culinária caipira sozinha, usando os ingredientes que havia e fazendo experiências.
Na parte musical, Célio Venâncio, goiano que mora em São José há cinco meses, vai apresentar os estilos sertanejo e “modão”. O gosto pela música veio de seu pai, que cantava nos bailes do interior de Goiás. Ele já formou várias duplas nos anos 90 e gravou dois CDs. Hoje, tenta fazer carreira pelas redes sociais.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Das 14h às 17h, no Museu do Folclore (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana).
Para criança cantar e dançar
Também dentro do projeto VEM – Venha Experimentar Música, o Sesc promove o espetáculo infantil “Criança que Canta Também Dança”. Elas vão dançar e conhecer ritmos e danças brasileiras como coco, samba de roda, ciranda, baião e carimbó. As composições da cantora e compositora Hilda Maria trazem como tema mitos folclóricos brasileiros como curupira e saci-pererê. A bailarina Ana Claudia Lima conduz as coreografias e convida o público a aprender de forma simples e divertida.
Evento gratuito e livre para todas as idades. Vagas limitadas.
Às 15h, no Solário do Sesc (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).
Domingo no Parque vai ter circo
O projeto Domingo no Parque, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, traz a peça teatral “Alegria em Dose Dupla”, com os artistas Yoyo e Thierry. O espetáculo aborda o legado do circo tradicional com números de magia, malabarismo e brincadeiras.
Evento gratuito e livre para todas as idades.
Às 15h, na arena do Parque da Cidade (avenida Olivo Gomes, 100 – Santana).
Mais circo com o Algodão-doce
Seu Malaquias chega ao Cine Teatro Benedito Alves, no centro da cidade, para apresentar o espetáculo “A Fabulosa Caravana do Seu Malaquias”, baseado nos antigos circos de lona que percorriam as cidades do interior. A trupe do seu Malaquias toca, canta e ganha o palco com diversos números, como mágicas, encantamento de cobras e batalhas.
Evento gratuito e livre para todas as idades. Clique [aqui] para reservar os seus ingressos.
Às 17h, no Cine Teatro Benedito Alves (rua Rui Dória, 935 – Centro).
Sesc exibe cinema de arte
Num futuro não muito distante, um desastre ambiental causa estranhos fenômenos: em alguns lugares a gravidade desaparece e as pessoas que sofrem de tristeza são vitimadas por uma doença fatal, que congela o coração. John e sua mulher Elena, uma famosa patinadora de gelo, vivem há anos separados, ele na Polônia e ela em Nova York. Esse tempo distanciou o casal e John vai a Nova York para finalmente acertar os detalhes da separação. Porém ele percebe que algo estranho aconteceu com sua esposa e as pessoas que a cercam. Esta é a história do filme “Dogma do Amor”, uma coprodução dinamarquesa e sueca de 2010 com direção de Thomas Vinterberg.
Evento gratuito com classificação de 16 anos. Os ingressos deverão ser retirados na Loja Sesc a partir das 16h30 (credencial plena) ou das 17h (demais interessados, havendo disponibilidade).
Às 18h, no auditório do Sesc (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).