A Cooper é líder regional no setor de laticínios com mais de 20 produtos em seu portfólio. Foto / Cooper/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

As duas entidades foram criadas com dois dias de diferença e estão até hoje em funcionamento contínuo

 

DA REDAÇÃO

A semana está terminando em São José dos Campos com a comemoração dos 86 anos da fundação de duas instituições tradicionais no município, a Cooperativa de Laticínios (Cooper) e a Associação Comercial e Industrial (ACI).

PUBLICIDADE

Cooper é pioneira

Fundada em 25 de agosto de 1935, a Cooper é a indústria mais antiga em funcionamento no município. Dona da marca Cooper, a empresa é líder no setor de laticínios em toda a região da RMVale.

Ao longo dessas mais de oito décadas, a Cooper vem se destacando por duas principais conquistas: a liderança no mercado regional e a consolidação do sistema cooperativista.

Atualmente, mais de 20 produtos compõem seu portfólio com leites pasteurizados, queijos, iogurtes, manteigas e outros derivados. A cooperativa mantém investimento constante em equipamentos de ponta, laboratórios de análises e treinamento de pessoal.

Para o seu diretor-presidente, Bene Vieira, “celebrar os 86 anos de uma indústria genuinamente joseense demonstra que estamos no caminho certo, que somos um exemplo de qualidade nos produtos e referência como empresa ética e responsável tanto para os comerciantes de padarias, mercadinhos de bairro e grandes redes de supermercados quanto para o consumidor final”.

Sede da Cooper na rua Paraibuna em período anterior ao desligamento da Cooperativa Central. Foto / Cooper/Divulgação

A Cooperativa de Laticínios de São José dos Campos foi criada por um grupo de 21 pecuaristas de leite. O primeiro posto de recepção e resfriamento foi instalado perto dos trilhos da Central do Brasil. Os próprios produtores faziam o transporte das fazendas até o posto, utilizando carros de boi e burros de carga.  Do posto, o leite era transportado de trem para a Cooperativa Central, em São Paulo, onde era beneficiado.

A partir de 1940, o aumento do número de associados possibilitou a criação das primeiras linhas de captação de leite em caminhões.

Em 1980, a entidade desligou-se da Cooperativa Central de Laticínios e lançou a marca Cooper. A empresa tem sede e usina na rua Paraibuna, na região central da cidade.

PUBLICIDADE

ACI homenageia área da saúde

Com dois dias de diferença da fundação da Cooper, no dia 23 de agosto de 1935 foi criada a Associação Comercial e Industrial de São José dos Campos (ACI), entidade civil que representa o setor e tem o objetivo de promover o desenvolvimento econômico do município, defender os interesses da livre empresa e incentivar a integração com a comunidade.

A ACI não tem fins lucrativos e é mantida pela contribuição dos comerciantes ligados a ela. Atualmente, a entidade possui cerca de 1.200 associados e representa mais de 30 mil estabelecimentos, responsáveis por quase 200 mil empregos formais no município.

Presidente da ACI, Eliane Maia, na solenidade em que a entidade homenageou o setor da saúde pela atuação durante a pandemia. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

A ACI comemorou os 86 anos na segunda-feira (23) com uma homenagem aos profissionais da saúde que estão atuando na cidade durante a pandemia de covid-19. A entidade entregou placas da campanha “Heróis da Saúde” a representantes de hospitais públicos e privados. Médicos, enfermeiros e profissionais da saúde em geral estão sendo presenteados com bottons da campanha.

A campanha “Heróis da Saúde” foi lançada no aniversário da cidade, no dia 27 de julho, e vai se estender até o final do ano com diversas homenagens e ações.

“A iniciativa visa demonstrar o reconhecimento dos empresários de nossa cidade a todos que estão desde o início da pandemia trabalhando na linha de frente, muitas vezes expondo suas vidas para salvar as nossas vidas”, destacou Eliane Maia, presidente da ACI.