A Festa Literomusical de São José dos Campos vai acontecer de sexta (15) a domingo (17), com atrações da literatura e da música; a edição inclui a Semana Cassiano Ricardo, em homenagem ao poeta joseense
DA REDAÇÃO
Entre esta sexta-feira (15) e domingo (17), será realizada no Parque Vicentina Aranha a 9ª Flim – Festa Literomusical de São José dos Campos. O evento terá como atrações revelações da música brasileira e nomes consagrados da literatura, além de uma homenagem ao poeta joseense ao incorporar a 56ª Semana Cassiano Ricardo na programação.
O tema “Além disso – O amor como prática”, promete apresentar o amor como prática cotidiana, ação engajadora, afeto e potência em todas as suas formas. Alice Penna e Costa, Tania Rivitti e Bianca Mantovani, com assistência de Maria Beatriz Machado, formam a equipe de curadoras desta edição.
Segundo os organizadores, durante os três dias de evento, o parque irá se transformar em um cenário de celebração à cultura, com shows, mesas literárias, lançamentos de livros de autores regionais, sessões de autógrafos, ações formativas, oficinas, contação de histórias, atrações infantis, intervenções artísticas e outras atividades.
Mesas literárias
Partindo de clássicos da música e da literatura brasileira que falam sobre o amor, as mesas literárias terão convidados que dominam o tema sob diferentes perspectivas, como o amor enquanto ação, o erotismo, o amor pela terra e pelo território que habitamos, as relações LGBTQIAP+, a genialidade do escritor Cassiano Ricardo e o empreendedorismo criativo.
Sob o tema “Mapa da Energia Criativa – o fascinante empreendedorismo criativo no Vale do Paraíba”, a mesa de abertura da Flim, na noite da sexta-feira (15), vai contar com as participações de Ana Carla Fonseca, Luiza Morandini, Ana Pirolo e Cilene Lima.
A mesa “Todo o amor que houver nessa vida” terá Renato Noguera e Juliana Borges, com mediação de Bianca Mantovani. “Que pode uma criatura senão, entre criaturas, amar?” reunirá Humberto Werneck, Eliane Robert Moraes e Midria, com mediação de Alice Penna e Costa.
Homenageando o centenário da entrada do escritor Cassiano Ricardo na imprensa, Neide Duarte, Ivan Marques e Zé Katimba se encontrarão em “Cassiano, o poeta múltiplo”, com mediação de Júlio Ottoboni.
Eduardo Góes Neves e Daniel Munduruku participarão de “Afagar a terra, conhecer os desejos da terra”, com mediação de Tania Rivitti. João Silvério Trevisan e Geni Núñez, com mediação de Guilherme Terreri Lima Pereira, mais conhecido pelo nome artístico Rita Von Hunty, conduzirão “Toda maneira de amor vale amar”.
Música na Flim
As atrações musicais vão trazer nomes da nova geração da música brasileira. Cantora, compositora e educadora, a paulistana Luana Bayô tem um trabalho marcado pela música negra na diáspora e vem ganhando destaque principalmente a partir do lançamento do seu disco “Tambú” e da releitura do livro “Quarto de Despejo”, da escritora Carolina Maria de Jesus.
Formado por Bruna Black e Jota.pê, o Duo Àvuà nasceu da junção de dois universos artísticos distintos e complementares. Eles resolveram se unir após o retorno positivo do single “Conte Comigo”, lançado em 2019.
Para quem gosta de dançar, a atração será o Baile da Bonita. O coletivo Menina Bonita SambaSystem, formado pelos DJs Dedé 3D, Heitor Turci e 7K, vai apresentar uma seleção totalmente em vinil, nos estilos funky soul, boogie, samba rock, r&b e música brasileira em geral.
Mais atrações
Assim como na edição de 2022, o primeiro dia da Flim terá uma programação dedicada especialmente a alunos de escolas públicas e privadas da cidade, do ensino infantil ao médio.
Em frente ao parque, a rua Engº Prudente Meireles de Morais será fechada no sábado e no domingo, criando um espaço com shows, rua de lazer, intervenções artísticas e gastronomia em estandes de restaurantes e bares.
A escritora, professora e roteirista Carol Rodrigues, curadora da Flim no ano passado, conduziu no dia 2 deste mês, a partir de chamada aberta nas redes sociais do evento, a Residência de Escrita Criativa com o tema “amor ao processo criativo”. A partir da atividade, Alberto Mejia, Débora Rodrigues Andrade, Fernanda Faustino, Kamilla Naves e Larissa Ferreira foram selecionados para apresentar suas criações durante o Sarau da Flim.
Acessível e sustentável
Todas as mesas literárias contarão com intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e terão audiodescrição. Com o apoio de uma equipe de voluntários, exemplares da programação impressos em braile estarão disponíveis para consulta. Nas mídias sociais (@flim.sjc), todas as publicações contam com a legenda #ParaTodosVerem, recurso que dá acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência visual.
As ações socioambientais prometem fazer da Flim um evento sustentável com alternativas que estimulam o consumo consciente e a diminuição dos impactos ambientais, como a redução de plásticos e de materiais impressos, além do incentivo à economia circular por meio da participação de cooperativas de reciclagem.
Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade de São José dos Campos, o evento convida o público a doar 1 kg de alimento não perecível em benefício das entidades assistidas instituição. A doação é opcional.
Oito edições
Ao longo de oito edições, a Festa Literomusical de São José dos Campos já envolveu cerca de 300 escritores convidados, entre nomes nacionais e internacionais, realizou 55 mesas literárias, promoveu 30 shows de música brasileira e realizou 250 ações na programação paralela, entre oficinas, atrações infantis e fomento à literatura. Estima-se que cerca de 200 mil pessoas tenham sido impactadas desde a criação do evento.
Serviço
– O quê? – Flim – Festa Literomusical de São José dos Campos
– Quem? – Afac (Associação para o Fomento da Arte e da Cultura), Prefeitura de São José dos Campos e Secretaria de Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo
– Quando – 15, 16, 17 de setembro
– Onde? – Parque Vicentina Aranha (Rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana)
– Que mais? – Entrada e atrações gratuitas. Ingresso solidário opcional: 1 kg de alimento não perecível