Previsão é de fortes chuvas no estado até sexta-feira (27) em razão de uma frente fria; gabinete reúne representantes de serviços essenciais
DA REDAÇÃO
O Governo de São Paulo anunciou a instalação de um gabinete de crise presencial em razão das chuvas previstas para esta quinta-feira (26) e sexta-feira (27). Com a chegada de uma frente fria, os níveis de acumulados de chuva podem variar nas próximas horas, especialmente nas regiões do Litoral Norte, Vale do Paraíba, Litoral Sul, capital paulista e regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Sorocaba e Bauru.
Desde terça-feira (24), a Defesa Civil do Estado de São Paulo está monitorando as cidades com maiores acumulados de chuva. Nas últimas 24 horas, choveu 121 milímetros em Bauru, seguido de 80 milímetros em Pedreira e 71 milímetros em São Paulo, na região da Mooca.
Na noite de quarta-feira (25), moradores de Campinas foram alertados para o risco de enxurradas e inundações por meio do sistema Cell Broadcast. Foi a primeira vez que o sistema de alerta sonoro da Defesa Civil foi utilizado. O aviso foi emitido às 22h21 de forma preventiva. A mensagem de texto enviada aos telefones celulares foi acompanhada de sinal sonoro e vibração dos aparelhos.
O gabinete de crise estava mobilizado desde terça-feira (24) de forma remota. Nesta quinta-feira (26), representantes dos serviços essenciais e integrantes das empresas de energia elétrica e abastecimento de água estão reunidos no Palácio dos Bandeirantes. O gabinete deve ficar montado até sexta-feira (27).
No Vale
O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu alerta laranja para chuvas intensas no Vale do Paraíba. A previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou uma média de 50 e 100 milímetros por dia, acompanhada de ventos intensos, que podem oscilar entre 60 e 100 km/h. O alerta vale para esta quinta (26) e sexta-feira (27).
Para São José dos Campos, o instituto Climatempo prevê predominância de chuvas até o dia 31. Nesta quinta-feira (26), a previsão é de 17 mm de precipitações. Em dezembro, até o dia 26, já choveu 188 mm no município, o que representa 107% da média normal para o mês.