População cadastrada vai receber informes sobre emergências por SMS; as informações são geradas em tempo real no CSI da Prefeitura e no Cemaden
DA REDAÇÃO
A Prefeitura de São José dos Campos lançou nesta quarta-feira (18) um novo sistema para o envio de alertas de emergência da Defesa Civil Municipal. O Defesa Civil Alerta reúne informações de 35 estações meteorológicas monitoradas pelo Centro de Segurança e Inteligência (CSI) e pelo Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).
O Cemaden passou a partilhar informações com o município depois da assinatura de um convênio em março deste ano. Segundo a Defesa Civil, a parceria garante uma integração mais eficiente e um monitoramento rápido e eficaz.
Tempo real
Os alertas serão enviados por SMS e informarão sobre riscos como inundações ou alagamentos, chuvas intensas com possibilidade de raios e ventos, solo encharcado e risco de deslizamentos.
Para monitorar as áreas de risco do município, existem 35 estações meteorológicas espalhadas em pontos estratégicos, incluindo os distritos de São Francisco Xavier e Eugênio de Melo. Essas estações realizam medições em tempo real de volume de chuva (pluviômetros), velocidade do vento e temperatura.
Os dados são enviados diretamente ao CSI, permitindo ações rápidas em situações críticas. Alimentadas por energia solar, as estações também contam com sirenes para alertar as comunidades locais quando necessário.
Nupdecs
Para fortalecer a atuação preventiva, a Defesa Civil também ampliou de três para 19 os Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs). Esses núcleos capacitam moradores das áreas de risco para identificar sinais de perigo e agir corretamente em situações de emergência, reduzindo o impacto de desastres e protegendo vidas.
Como se cadastrar
O cadastro está disponível no site da Prefeitura. Clique [aqui].