Agentes da Defesa Civil de São José durante treinamento de uso da nova plataforma. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Parceria da Prefeitura com o Climatempo promete alertas sobre raios, chuvas e ventos com até uma hora de antecedência

 

DA REDAÇÃO

Uma nova ferramenta está sendo utilizada em São José dos Campos para o monitoramento das chuvas. Segundo a Prefeitura divulgou nesta quarta-feira (8), o recurso já está integrado ao painel de controle das forças de segurança e de emergência do CSI (Centro de Segurança e Inteligência).

A nova plataforma é resultado de uma parceria com o instituto Climatempo. Instalada no Parque Tecnológico, ela utiliza dados matemáticos e inteligência artificial para emitir alertas para a Defesa Civil sobre raios, chuvas e ventos fortes com até uma hora de antecedência, melhorando a segurança e eficiência das operações.

Parte da equipe de agentes já foi capacitada para utilizar a plataforma, que é intuitiva e agrega informações captadas por estações, radares e satélites meteorológicos disponíveis no Brasil. Eles atuarão como multiplicadores para repassar informações aos demais agentes.

Ainda de acordo com a Prefeitura, além de ser útil na estação de verão, a plataforma identifica focos de queimadas durante os meses de estiagem, contribuindo para as ações da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. A ferramenta é utilizada em grandes obras de construção civil e na indústria de mineração e petróleo, principalmente no monitoramento de raios, para garantir a segurança dos trabalhadores em atividades de campo.

PUBLICIDADE

Tempestade

A parceria com o Climatempo foi anunciada oito dias após uma tempestade que atingiu a cidade provocando alagamentos principalmente nas regiões central e norte. Um volume de chuva fora do normal caiu no final da tarde de terça-feira (28) quando, segundo a Defesa Civil, os pluviômetros monitorados pelo órgão registraram em30 minutos o equivalente a dois dias de chuva.

Vídeos publicados em redes sociais mostraram dezenas de veículos encobertos pelas águas na avenida Teotônio Vilela e na região da rua Turquia, no Centro, onde uma obra de drenagem de grande porte foi concluída recentemente.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE