Ricardo Darín (à esq.) interpreta juiz que atua no caso da ditadura na Argentina na década de 1980. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A Amazon Prime Video presenteia seus assinantes com um filme brilhante, inspirado em fatos reais: “Argentina, 1985”, que retrata o julgamento mundialmente conhecido como Juicio de las Juntas. O protagonista é nada menos que Ricardo Darín (“A Odisseia dos Tontos”, “O Segredo dos seus Olhos”, “Um Conto Chinês”), no papel do promotor de justiça Julio Strassera.

Ao lado de Luis Moreno Ocampo (“Só se Vive Uma Vez”, “O Clã”), então promotor adjunto, e de um grupo de jovens comprometidos com a causa, Strassera assumiu, a princípio relutante, o compromisso de investigar e processar, na justiça comum, os militares responsáveis pelos horrores da ditadura argentina de 1976 a 1983, que teve o trágico saldo de 30.000 pessoas entre mortos e desaparecidos.

O diretor e corroteirista Santiago Mitre (“A Cordilheira”, “Paulina”) utilizou locações verídicas para as filmagens, colocando o telespectador ainda mais próximo da realidade: senti como se estivesse ouvindo presencialmente, ao lado de algumas Madres de Mayo, aqueles depoimentos de vítimas e testemunhas de tortura, estraçalhadas pela dor física, emocional e moral.

Concomitante à descrição das atrocidades cometidas, diálogos inteligentes se fazem presentes, a exemplo de tantos filmes de fatos históricos protagonizados por Darín.

Destaque para personagens como a esposa Silvia (Alejandra Flechner: “Inseparáveis”, “”El Otro Hermano”), o filho Javi (o ótimo estreante Santiago Armas Estevarena) e o amigo de lutas, advogado Ruso (Norman Briski: “Granizo”, “Um Amor Inesperado”), que enriquecem as cenas. Imperdível para quem gosta, verdadeiramente, de História…

> Trailer

PUBLICIDADE

Série

Recomeço

Amy e Lino vivem história de amor e drama na Itália. Foto / Divulgação

Gastronomia italiana, paixão e preconceito já seria um bom prato, mas o toque de mestre desta série está na cenografia, que tem a Florença e a Sicília como pano de fundo. Amy (Zoe Saldaña: “Avatar”, “Guardiões da Galáxia”) decide estudar Artes na Itália, contrariando o pai, um conservador e bem-sucedido advogado texano.

Em Firenzi, ela conhece o charmoso Lino (Eugenio Mastrandrea: “A.C.A.B. – All Cops Are Bad”, “La Fugitiva”), um siciliano que rompeu laços com o pai para ir atrás de seu sonho de ser um chef.

Em “Recomeço”, o amor fala mais alto que as diferenças culturais; em pouco tempo, o casal se muda para Los Angeles e, da estaca zero, começa uma nova vida. Esta série da Netflix (From Stratch) foi inspirada no drama vivido pela atriz Tembi Locke, que se apaixonou por um chef italiano e enfrentou com ele uma doença terminal. Episódios curtos e saborosos: desfrute!

> Trailer

 

Tila Pinski é jornalista (MTb 13.418/SP), redatora e revisora de textos, coordenadora editorial e roteirista. Cinéfila, reside há dez anos na Vila Ema.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE