Música e cultura popular são opções para quem procura lazer e diversão neste domingo
DA REDAÇÃO
Pré-Carnaval no Vicentina
Nas semanas que antecedem o Carnaval, o Parque Vicentina Aranha, na Vila Adyana, está promovendo espetáculos que, ao mesmo tempo, homenageiam nomes importantes da música brasileira, especialmente do samba e dos sucessos carnavalescos. Neste domingo (13), no espaço do bambuzal, serão relembradas as cantoras Beth Carvalho e Dona Ivone Lara, na voz de Kaká Rodrigues.
Beth Carvalho nasceu no Rio de Janeiro, na Gamboa e morreu em 2019. Adepta do samba de raiz, apadrinhou cantores e compositores iniciantes como Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, Jorge Aragão e o grupo Fundo de Quintal. Foi homenageada por várias escolas de samba, apesar de revelar que a Estação Primeira de Mangueira sempre foi a sua favorita. Também se destacou como adepta do bloco Cacique de Ramos.
Yvonne Lara da Costa, que morreu em 2018, ficou conhecida pelo nome artístico de Dona Ivone Lara. Cantava e compunha sambas-enredos e de terreiro e tocava cavaquinho.
– O quê? – Kaká Rodrigues canta Beth Carvalho e Dona Ivone Lara
– Quando? – Domingo (13), às 10h30
– Onde? – Bambuzal do Parque Vicentina Aranha – rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana
Semana de 22 no Caeb
Deste domingo (13) até sexta-feira (18), o Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb) irá relembrar os 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922 com o Festival “Mouseia: Centenário da Semana de 22”. Serão apresentados espetáculos pelas redes sociais com profissionais do piano e do canto. Neste domingo, das 19h às 20h, a “live” reunirá os artistas Raquel Aranha, Nancy Bueno, Carol Jadach, Eduardo Fujita e David Medrado.
Veja as próximas apresentações: segunda-feira (14), das 19h às 20h20: Recital 1 “Ideias Modernistas”; terça-feira (15), das 19h às 20h20, palestra com Lenine Santos; quarta-feira (16), das 10h às 12h, masterclass com Marília Vargas; quinta-feira (17), das 19h às 20h, “live” com a participação de Raquel Aranha, Vânia Nascimento, Sergio Wernec e Rosana Civile; sexta-feira (18), das 19h às 20h20, recital 2 “Ideias Modernistas”.
A Semana de Arte Moderna de 1922 é considerada um divisor de águas na cultura brasileira. Organizado por um grupo de intelectuais e artistas no centenário da Independência do Brasil, em 1922, o evento apresentou sessões de literatura e música, além da exposição de cerca de 100 obras das artes plásticas.
– O quê? – Mouseia: Centenário da Semana de 22
– Quando? – De domingo (13) a sexta-feira (18)
– Onde? – Transmissão pelas redes sociais do Centro Ambiental e Artístico Cultural Edoardo Bonetti (Caeb): Instagram –https://www.instagram.com/caebsjc/; Facebook – https://www.facebook.com/caebsjc; YouTube – https://www.youtube.com/c/CAEBSJC
Biskui no Museu do Folclore
O Museu do Folclore de São José dos Campos retoma, neste domingo, a partir das 14h, os encontros do Museu Vivo. O convidado é o bioconstrutor José Donizetti Costa, conhecido como Biskui. Ele vai finalizar a construção de uma parede de pau-a-pique erguida em novembro do ano passado. O acabamento será feito com barro, cal virgem e areia.
José Donizetti tem 58 anos e vem da zona rural de São José dos Campos, onde nasceu, cresceu e teve contato com as técnicas tradicionais de construção. O pau-a-pique consiste em uma estrutura de bambu na qual é colocado o barro comum, que depois de seco é coberto por uma camada de barro branco para o acabamento.
– O quê? – Museu do Folclore de São José dos Campos
– Quando? – Domingo (13), às 14h
– Onde? – Museu do Folclore – avenida Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)