Pois então, a Páscoa passou, e para alegria –ou desespero– de algumas pessoas, teve quem não levasse um ovo, dois ovos, três ovos assim… como diz a música, mas o próprio coelhinho de presente para as crianças, aquele de “olhos vermelhos e pelo branquinho”, o verdadeiro, aquele bichinho fofinho que se assusta com tudo e, por isso mesmo, é pouco –ou nada– recomendado para crianças.
Mas os seus filhos estão amando o danado do bichinho, estão felizes da vida com o presente que o coelhinho de mentira trouxe. E pobre de você que não faz ideia de como tratar desse bichinho. Então vem aqui que eu vou te ajudar dando algumas dicas de como cuidar de um coelhinho.
Aliás, essas dicas vão servir também para quem estiver pensando em ter um animalzinho desses em casa, seja porque gosta ou simplesmente porque acredita que vai dar menos trabalho que um cachorro ou gato. De antemão, informo que não é esse o caso. O coelho é um animalzinho que, como qualquer outro, exige muitos cuidados. O único bichinho que não exige qualquer atenção continua sendo o de pelúcia mesmo.
Arrumando a casa (do coelho)
A primeira coisa que você deve fazer é levar o animal a um veterinário para saber sobre sua saúde, qual é a raça e dar as vacinas necessárias. Assim como o cão e o gato, os coelhos também precisam ser vacinados, não só para o bem-estar deles como o de seus tutores, já que eles podem transmitir doenças.
Feito isso, compre uma gaiola com espaço suficiente para o coelho se mover. Se for filhote, leve em consideração que ele vai crescer, por isso é importante saber a raça do animal para ter uma noção do quanto ele vai aumentar de tamanho.
Você pode deixar o coelhinho andar livre pela casa, mas lembre-se que ele vai roer tudo o que encontrar pela frente, inclusive fios elétricos. Portanto, o ideal é fazer um cercado no entorno da gaiola com alguns atrativos para que ele possa se exercitar sem correr riscos.
A alimentação do filhote de coelho deve ser à base de feno e ração. Aliás, o feno é importantíssimo, não só para prevenir diarreia e obesidade, mas principalmente para evitar o crescimento excessivo dos dentes. Se o coelho ficar sem feno, seus dentes podem crescer muito e causar sérios problemas, por isso mesmo esse alimento deve ficar à sua disposição durante 24 horas.
Vale lembrar também que não é necessário dar banho no coelho. Assim como o gato, ele é muito limpo e faz a sua própria higiene. Porém, é importantíssimo que você faça a escovação de seus pelos de três a quatro vezes na semana, evitando a formação de nós e acúmulo de sujeira.
E por serem muito limpinhos, os coelhos detestam viver em meio à sujeira, podendo inclusive adquirir doenças. Portanto, é necessário limpar a gaiola o máximo de vezes possível no decorrer da semana.
Fofinhos e divertidos
Coelhos costumam ser bastante ativos, sociais, carinhosos e, lógico, fofos demais da conta! Claro que cada raça possui suas particularidades, mas, no geral, eles se apegam facilmente aos seus tutores e costumam ser bem divertidos.
São animais inteligentes e independentes, por isso mesmo não é fácil fazer eles aceitarem comandos. Por exemplo, se você quiser que o seu coelho vá até você quando for chamado, você terá que incentivá-lo, descobrir o que poderia motivá-lo a completar essa ação. E quando descobrir, usar de repetição acompanhada de carinho para que ele se se sinta recompensado.
Aliás, é bom lembrar para nunca pegar o seu coelho pela barriga ou pelas orelhas. E se quiser segurá-lo no colo, dê apoio para as suas patas traseiras. Eles sabem que são as presas na natureza e por isso mesmo estão sempre em alerta. Se não sentirem apoio nas patas podem se debater e acabar se machucando ou machucando alguém.
Para encerrar o nosso papo sobre coelhos, vou listar as cinco raças mais populares:
– Angorá – pelagem maravilhosa e, melhor do que isso, não cria qualquer quadro de alergia.
– Coelho leão – só tem esse nome por causa do seu visual, pois é supermanso.
– Mini lop – é um coelho anão que pesa entre 1 e 3 quilos, mas precisa de muita atenção e carinho.
– Fuzzy lop – conhecidos por suas orelhas caídas e por serem muito pequenininhos, pesam no máximo 2 quilos.
– Nova Zelândia – esse é o mais popular do mundo, por seu temperamento brincalhão e por ser branquinho e ter as orelhas pontudas.
E aí, qual desses o coelhinho deixou na sua casa?
Adote
> Edna Petri é jornalista (MTb nº 13.654) há 39 anos e pós-graduada em Comunicação e Marketing. Mora na Vila Ema há 20 anos, ama os animais e adora falar sobre eles.