O Empório é especializado em doces tradicionais, bebidas e produtos em geral da culinária árabe

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Espaço celebra sabores e aromas do Oriente Médio; destaque é a vitrine de doces tradicionais

 

A culinária árabe é uma das mais apreciadas pelos brasileiros, e não é de hoje. Imigrantes que vieram para cá entre os séculos 19 e 20 –especialmente libaneses e sírios– foram responsáveis por agregar uma série de pratos ao nosso dia a dia. E, vamos combinar, o que seria da gente sem quibes, kaftas, tabules e tantas outras delícias?

O Empório Árabe, no Mercado Municipal, se propõe a ir além destes pratos mais conhecidos, apresentando diferentes sabores e aromas do Oriente Médio para quem busca novas experiências gastronômicas.

A “estrela” do local é a vitrine de doces, com preços a partir de R$ 7 a unidade. Os ninhos (com recheios de nozes, castanhas, amêndoas, pistache e damasco), as burmas (charutinhos com nozes ou tâmaras) e o faissalim (que lembra o formato de uma esfirra fechada) têm como base uma massa crocante que lembra um macarrãozinho e podem ser saboreados com a tradicional calda de flor de laranjeira (cortesia da casa). O cheaibiet (folhado com recheio de pistache e castanha de caju), o namura (um doce de semolina bem molhadinho), a cocada síria (derrete na boca), o halawi (doce de pasta de gergelim) e o mukassarat (mix de nozes, castanhas, amêndoas e pistaches) também fazem sucesso entre os paladares mais exigentes.

O cardápio do Empório ainda inclui pães árabes (o tradicional, muito usado em beirutes, e o folha, ideal para kebab e shawarma), pastas (como o delicioso babaganoush, de berinjela defumada, e o hommus, de grão-de-bico com alho), temperos importados, molhos, trigos especiais, azeites libaneses, azeitonas, geleias e chás, entre outros produtos. Uma seleção de bebidas árabes completa o combo, com destaque para o arak (destilado de uva com anis).

Desde outubro, o Empório também oferece bandejas de esfirras –todas elas, feitas seguindo a tradição libanesa, com temperos importados e uma massa bem fofinha. Elas já vêm prontas para consumo: é só levar para casa, aquecer um pouquinho no forno e se deliciar.

O Empório funciona das 9h às 17h de segunda a sexta-feira. Aos sábados, das 8h às 14h. Também é possível conhecer todos esses sabores sem sair de casa: “o lodjinha” oferece delivery.

Serviço

Empório Árabe

Banca 22 do Mercado Municipal (acesso fácil pela rua Siqueira Campos)

WhatsApp: (12) 99195-2886

Facebook: /oemporioarabe

Instagram: @oemporioarabe

 

> Conteúdo fornecido pelo Empório Árabe.