Já começou. Nem bem a primeira bomba havia atingido o território ucraniano, os “especialistas” de plantão deixaram um pouquinho de lado os temas recorrentes (pandemia, vacinação, tratamentos para covid, identidade de gênero, política, aquecimento global, desaquecimento global, desmatamento, reflorestamento, Amazônia, etc. etc.) e partiram vorazes para seus teclados e celulares.
Quanta asneira. Chute para todo lado. O sujeito não sabe localizar no mapa nem o próprio país e se mete a comentar uma invasão (totalmente absurda, por sinal) no Leste Europeu.
Kiev, Otan (ou Nato), Putin, geopolítica… temas complexos e que não fazem parte do nosso dia a dia, de uma hora para outra passam a ser regurgitados em posts e textos ridículos. Menos, por favor. Vamos deixar para os especialistas.
Pior que aí também o caldo entorna. Se o jornalista Guga Chacra (Globo e GloboNews) faz algum comentário, a “patrulha” cai de pau. Ou se algum outro comentarista lança uma observação não alinhada com o seu “grupinho”, pronto: pau pra todo lado.
Cansa. Chato para caramba. Todo mundo quer ter opinião sobre tudo. Vamos estudar um pouco mais antes de sair emitindo opiniões absurdas. Ou, como dizia um amigo meu, “pega uma enxadinha e vai carpir o canteiro da Dutra”.
> Henrique Macedo é jornalista (MTb nº 29.028) e músico. Mora há 40 anos na Vila Ema.