Vacinação no sábado: com direito a selfie. Foto / Claudio Vieira/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Além do público por idade, profissionais da educação, gestantes, puérperas e grupos com BPC e PCD poderão se vacinar

 

DA REDAÇÃO

A vacinação contra covid-19 em São José dos Campos está ganhando maior rapidez desde que chegou à população por idade abaixo de 60 anos. Depois de imunizar, entre quarta e sexta-feira passada, 2.498 pessoas entre 57 e 59 anos, nesta segunda-feira (14) será a vez de quem tem 55 e 56 anos.

A vacinação será feita nas 40 UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no drive-thru do Cefe (Centro de Formação do Educador), das 8h às 12h. Também haverá imunização nas unidades sul, leste e norte da Casa do Idoso, das 8h às 17h. A vacina para esse público será a AstraZeneca.

Quem tem mais de 56 anos e, por algum motivo ainda não tomou a 1ª dose, também poderá se vacinar. É necessário apresentar documento com foto e CPF e comprovante de residência em São José dos Campos.

Neste domingo (13), outra notícia positiva foi o anúncio feito pelo governador João Doria (PSDB) de antecipar a vacinação de toda a população adulta dos 645 municípios de São Paulo até 15 de setembro, reduzindo em 33 dias a estimativa do cronograma anterior. Pelo novo calendário, pessoas com idade a partir de 40 anos poderão se vacinar contra o coronavírus ainda neste mês.

Educação e outros grupos

No sábado (12), profissionais da educação básica de São José dos Campos com 18 anos ou mais receberam a primeira dose da vacina. As quatro unidades da Casa do Idoso e o drive-thru do Cefe atenderam o grupo, que foi imunizado com a vacina da Pfizer.

Foram vacinados 4.575 profissionais da educação, 53 gestantes (com e sem comorbidades), 26 puérperas (com e sem comorbidades), 34 profissionais de aeroportos e 66 pacientes com BPC (Benefício de Prestação Continuada) e PCD (pessoas com deficiência).

Para se vacinarem, os profissionais da educação devem atuar com vínculo empregatício exercendo as funções estabelecidas pelo estado e fazer o cadastro no site vacinaja.sp.gov.br/educacao. A dose só será aplicada mediante apresentação do comprovante com QR Code emitido por e-mail pelo Governo Estadual.

As funções abrangidas são as seguintes: auxiliar de serviços gerais, cuidador ou intérprete de libras, diretor de escola, faxineira, inspetor de alunos, merendeira, assistente de alfabetização (monitor), professor coordenador pedagógico, professores da educação básica –anos iniciais, anos finais e ensino médio– e da educação infantil, secretário de escola e vice-diretor de escola.

Balanço

Desde o início da vacinação contra a covid, a Prefeitura aplicou 314.274 doses nos seguintes grupos: idosos (170.432), profissionais da saúde (66.537), pessoas com comorbidades (56.521), trabalhadores da educação (10.603), adultos (7.394), motoristas e cobradores de ônibus (1.410) e gestantes e puérperas (1.377).