O grupo iTeatro, de Campinas, traz a peça "O Grande Mágico" para o Parque da Cidade. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Há eventos para crianças e adultos, todos com realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo

 

DA REDAÇÃO

O sábado está recheado de opões de lazer e cultura em São José dos Campos, com muita música e teatro. Escolha.

Na praça, o ‘Mímico Andarilho’

O grupo Milongas Sentimentais apresenta a peça teatral “Na Rua, as Peripécias do Mímico Andarilho”, na praça Cônego Lima, no centro da cidade. O autor e intérprete é Carlos Javkin. A apresentação faz parte do projeto Arte na Praça, da Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).

O espetáculo traz a figura de um palhaço popular que se enche de ânimo para chamar atenção e estabelecer diálogo com as pessoas nas alamedas da praça, através do jogo do improviso livre, tendo como cenário o cruzamento da “Rua da Tristeza” com a “Rua da Alegria”. O personagem é romântico e valoriza o espírito da brincadeira no intuito de tornar a realidade mais leve e melhorar a autoestima das pessoas.

Classificação etária: livre

Às 10h, na praça Cônego Lima – Centro

Manhã de teatro em plena praça Cônego Lima. Foto / Divulgação

‘Contos de Arrepiar’ crianças e adultos

O espetáculo “Contos de Arrepiar” apresenta contos populares brasileiros para “arrepiar os cabelos”, fazer rir e encantar. As histórias tratam do medo de maneira engraçada e descontraída, incentivando a superação dos temores de cada um. Sons e ritmos fortalecem as narrativas. A peça é uma produção do grupo Tricotando Palavras, dentro do projeto Território de Brincar.

Recomendação etária: livre

Às 10h30, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

“Medo”, riso e encantamento: tudo ao mesmo tempo no Centro da Juventude. Foto / Divulgação

Rua de Lazer na região sul

Também no Centro da Juventude, como tem ocorrido todos os sábados deste mês, acontece o Projeto Rua de Lazer. A ideia é estimular a fantasia e a criatividade no público infantil com música e brincadeiras como dominó, damas, jogos de lona, pintura de rosto, perna de pau, bambolês, entre outros.

O projeto Território de Brincar é coordenado pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo em parceria com a Secretaria de Esporte e Qualidade de Vida da Prefeitura. O Evento é gratuito e há monitores no local.

Das 9h às 12h, no Centro da Juventude (rua Aurora Pinto da Cunha, 131 – Jardim América)

PUBLICIDADE

Mercadão Vivo vai cair no samba

O grupo Donas da Rua vai levar ao projeto Mercadão Vivo o “Samba-revolução”. Composto de sambas originais, o repertório do grupo aborda temáticas do movimento feminista, questões de gênero, classe e raça. As composições falam de amor, lutas e resistências de mulheres no samba.

Integram o grupo Lívia Barros (voz), Helô Ferreira (violão) e Juliana Rodrigues (piano). As percussionistas Simone Gonçalves e Mô Trindade se apresentarão como convidadas.

Realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo com apoio do Comtur (Conselho Municipal de Turismo).

Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – Centro).

O grupo Donas da Rua combina o samba com as causas das mulheres. Foto / Divulgação

‘Canto de Coruja’ em São Francisco

Quem quiser passar o dia em São Francisco Xavier vai poder curtir um espetáculo de teatro encenado em plena praça principal do distrito. Trata-se de um musical que aborda o fascinante mundo da criança, com direito a uma viagem pela noite conhecendo seres encantados e aprendendo um pouco mais sobre as relações familiares cotidianas e o respeito ao meio ambiente.

Produção do grupo Cia do Farol e realização da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, fazendo parte do projeto Circulação.

Espetáculo gratuito.

Às 10h30, na Casa de Cultura Júlio Neme (praça Cônego Manzi – São Francisco Xavier).

Música e o universo infantil no centro de São Francisco Xavier. Foto / Divulgação

Magia na noite do Parque da Cidade

Na região norte da cidade, no Centro Cultural Clemente Gomes, será encenada a peça “O Grande Mágico”. Tendo como tema central o afeto, o espetáculo é uma experiência lúdica que transforma o público em cúmplice de uma divertida bagunça.

O faxineiro Orvalho, com a missão de limpar o palco e deixar todos os equipamentos do mágico Houdine em ordem, é tomado por sua imaginação e pela magia que gostaria de ter. No palco, uma mesa, uma mala e diversos objetos dão suporte aos efeitos de ilusionismo de Orvalho.

A produção é do grupo iTeatro – No Mundo da Lua, da cidade de Campinas (SP). A realização é da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, como parte da Temporada de Teatro do CET (Centro de Estudos Teatrais).

Os ingressos gratuitos podem ser reservados através deste link.

Recomendação etária: livre

Às 21, no Centro Cultural Clemente Gomes (avenida Olivo Gomes, 100 – Parque da Cidade – Santana)

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE