À tarde, várias atividades serão realizadas no Largo São Benedito; à noite, dois espetáculos do Festivale serão dedicados à cultura e realidade do povo negro no Brasil; tudo gratuito
DA REDAÇÃO
O Dia da Consciência Negra, comemorado nesta quarta-feira (20) pela primeira vez como feriado nacional, terá eventos públicos em São José dos Campos realizados pela Prefeitura e Fundação Cultural Cassiano Ricardo (FCCR).
A partir das 13h, no Largo São Benedito (rua Francisco Paes – Centro), haverá celebração da cultura afro-brasileira com atrações musicais e culturais. À noite, dois espetáculos tendo como temática a luta, representatividade e protagonismo do povo negro farão parte da programação do 38º Festivale (Festival Nacional de Teatro do Vale do Paraíba), que está acontecendo na cidade.
No Largo São Benedito
Quem for ao Largo São Benedito poderá acompanhar manifestações musicais e culturais, como capoeira, aulão de samba rock, dança de rua, hip hop e roda de samba, entre outras atrações.
– 13h – Início
– 13h30 – Apresentação do grupo de capoeira Escravo da Senzala, com mestre Pantera
– 14h30 – Aulão de Samba Rock – Samba Rock Dancers
– 15h – Danças Urbanas – Grupo Arte e Vidence
– 15h30 – Samba no Pé – Ala Show Batuque da Responsa
– 16h – Apresentação de Hip Hop – Síndrome Crew
– 16h30 – Grupo de Samba Última Hora
No Festivale
A Fundação Cultural Cassiano Ricardo incluiu no Festivale dois espetáculos relacionados à data. Às 19h, também no Largo São Benedito, “Sombrafica”, com a Cia Quase Cinema, se inspira no poema “Navio Negreiro”, de Castro Alves, usando dança, ritmo e imagem para construir uma narrativa que revela o protagonismo da cultura afro na formação do povo brasileiro.
Às 22h, o CET (Centro de Estudos Teatrais), no Parque da Cidade, será palco da peça “Violento”, de Preto Amparo, Alexandre de Sena, Grazi Medrado e Pablo Bernardo. O espetáculo propõe a descolonização do olhar para o corpo negro através da trajetória de um jovem negro na sociedade. Clique [aqui] para reservar ingresso gratuito.