Festa Black no Vicentina: conscientização, cultura e lazer. Foto / Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Semana Cassiano Ricardo, literatura e música em Monteiro Lobato, Festa Black, Festival do Acarajé, Mercado Místico… ufa!

 

DA REDAÇÃO

Literatura Infantil e shows em Monteiro

Desde quarta-feira até domingo, a cidade de Monteiro Lobato está realizando o 11º Festival de Literatura Infantil. O evento celebra os 90 anos de lançamento da obra de Monteiro Lobato “Viagem ao Céu”, conectada com os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU) para melhorar a qualidade de vida das pessoas e do planeta.

Confira as atrações deste sábado – das 8h às 18h – Feira Literária na praça Deputado Cunha Bueno com feira de livros, lançamentos de obras literárias, bate-papo com escritores e outras atrações artísticas e musicais. Às 20h, Léo Maia e Wilson Simoninha, filhos de Tim Maia e Wilson Simonal, apresentam o show “Filhos da Música”. O evento é uma realização da Prefeitura de Monteiro Lobato. Veja a programação completa no site www.festivalmonteirolobato.com.br.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

A partir das 8h, na praça Deputado Cunha Bueno – Centro – Monteiro Lobato.

Em Monteiro Lobato, dia de cultura com noite de show dos filhos de Tim Maia e Wilson Simonal. Ilustração / Divulgação

Festa Black no Vicentina

A Festa Black chega ao Parque Vicentina Aranha neste fim de semana para celebrar o Dia da Consciência Negra. Uma programação diversificada traz exposição, desfile de moda, aula aberta de samba rock e de charme, rodas de jongo, capoeira e maculelê, Feirinha de Artes, workshops e apresentações musicais. O evento propõe uma reflexão sobre a importância do povo e da cultura africana para o desenvolvimento da identidade cultural brasileira.

Confira a programação deste sábado – 10h às 19h – Exposição Beleza dos Tons; Feirinha de Artes Vicentina com participação especial de Afroempreendedoras; Espaço Networking; 10h – Aula aberta de samba rock com Carlos Sagat; 10h às 12h – Workshop de Beleza com Studio T Black e Shirlene Soulblack; 10h30: Roda de jongo Mistura da Raça; 11h –Roda de capoeira de Angola; 15h às 16h30 – Assessoria jurídica com a OAB SJC; 15h – Lançamento de livros com Denilson de Paula Costa, Maria Aparecida Papali e Valéria Regina Zanetti; 16h – Aula aberta de charme com Jussara Aleixo; 16h – Roda de capoeira e maculelê; 17h – Roda de conversa: Protagonismo Negro; 18h – Desfile de Moda Nega Simpatia; 18h30 – Show com Angela Maximo e Roda de Samba da Ju Black, com a participação da Bateria Batuque de Responsa.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

A partir das 10h, no Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

PUBLICIDADE

Na praça, o Cabelo de Milho

O grupo Cabelo de Milho, do joseense Nilton Blau, se apresenta na praça Cônego Lima com um show interativo composto por citações poéticas e rítmicas. A atração faz parte da programação do Mês de Música, organizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 10h, na praça Cônego Lima – Centro.

Grupo Cabelo de Milho se apresenta na praça Cônego Lima. Foto / Divulgação

Jazz no Mercadão Vivo

Pelo projeto Mercadão Vivo, Cinthia Jardim & Quinteto apresentam o “Jazz Standards Show”. O repertório de jazz traz um toque de brasilidade nas interpretações. Entre os standards, são representados temas como “Take Five”, “All of Me”, “Speak Low”, “Fly me to the Moon”, “A Night in Tunisia”, entre outros.

Além das apresentações musicais, o projeto conta com intervenções artísticas, city tour e feira de artesanato.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 11h, no pátio do Museu de Arte Sacra (travessa Chico Luiz, 67 – ao lado do Mercado Municipal – Centro).

Cinthia Jardim & Quinteto vai levar jazz para o Mercadão Vivo. Foto / Divulgação

Shopping traz Festival do Acarajé

O Shopping Jardim Oriente, na região sul da cidade, promove dois grandes eventos neste fim de semana. Um deles é o Festival do Acarajé, que terá este e outros pratos da culinária baiana, além de pastéis e coxinhas com recheios diferenciados, espetos de carnes, kafta, alho e salsichão, batatas variadas, mandiocas, lanches, hambúrgueres, comida alemã, comida mineira, dadinhos de tapioca, crepes doces e salgados, espetos de morangos com chocolate, cachaças e outras delícias. O evento contará também com cerveja artesanal de marcas prestigiadas.

Evento livre para todas as idades com estacionamento gratuito. Espaço Kids a partir de R$ 10.

Das 12h às 22h (sábado) e das 12h às 20h (domingo), no Shopping Jardim Oriente (rua Andorra, 500 – Jardim América).

O acarajé é apenas um das muitas atrações do festival. Foto / Divulgação

Mercado Místico na região sul

Outro evento de grande porte deste fim de semana será o Mercado Místico, no Shopping Jardim Oriente, com palestras, oficinas, limpeza xamânica, atendimentos terapêuticos e apresentações de dança. Oraculistas farão atendimentos com tarô, runas, borra de café, quiromancia, cartomancia, búzios e bola de cristal. Mais de 100 expositores comercializarão ferramentas místicas, vestimentas ciganas e indianas, de umbanda e candomblé, medieval e wicca; grimórios, caldeirão e vassoura de bruxa; orgonites; espadas medievais; instrumentos xamânicos; imagens católicas; gregas, indianas e de orixás, além de pedras e cristais. Nos dois dias do evento será realizada gratuitamente a limpeza xamânica, uma ação energética conduzida pelo Espaço Cyda Godoy.

Palestras deste sábado –  14h – Como a constelação familiar atua no sucesso individual, com Solange Pereira; 15h – Huna Reiki – a magia dos Kahunas, com Mirta Gomes; 16h – Desmitificando a religião de matriz africana, com professor Tito; 17h – Acessando a consciência para um reencontro, com Rogélio Perez; 18h – Conheça seu mentor espiritual, com o Cigano Renan; 19h – Feitiços para a Lua, como usar as fases da Lua para potencializar sua magia, com Day Queiroz; 20h – A Força do Ori e a influência do Orixá em nosso destino, com Edson D. Osun.

Danças deste sábado – 16h15 – Dark Fusion, com Karen Cristine; 19h40 –Dança Cigana, com Cia Rosas de Fogo; 19h50 – Tribal Fusion, com Mariana Sousa; 21h10 – Dança do Ventre, com Vanessa Esmer.

Palestras, limpeza xamânica e apresentações de dança gratuitas.

Das 12h às 22h (sábado) e das 12h às 20h (domingo), no Shopping Jardim Oriente (rua Andorra, 500 – Jardim América).

Dança: uma das atrações do Mercado Místico neste fim de semana. Foto / Divulgação 

Música ao Pôr do Sol

A Fundação Cultural Cassiano Ricardo comemora o Mês da Música com o projeto cultural Música ao Pôr do Sol. As performances, em sua maioria de música instrumental, estão acontecendo sempre às 17h em locais como o Selfie Point do Banhado, Parque Alberto Simões, Terminal Rodoviário, entre outros.

Neste sábado haverá duas atrações, os shows “Poeira de Estrela”, com Renan de Andrade, no Selfie Point do Banhado (em frente ao Cine Teatro Benedito Alves); e “Música sim, corona não”, de Tiago Vilela, no Parque Alberto Simões, no bairro Altos de Santana, na região norte.

Eventos gratuitos e livres para todas as idades.

Às 17h, no Self Point do Banhado e no Parque Alberto Simões.

O Música ao Pôr do Sol tem dois shows neste sábado, no Self Point do Banhado e no Parque Alberto Simões. Foto / Divulgação

Palestra e concerto no Vicentina

A 55ª Semana Cassiano Ricardo, que está acontecendo de terça a domingo, lembra o poeta joseense com palestras e shows musicais. O evento tem a curadoria e mediação do jornalista Júlio Ottoboni e os concertos “Sua Excelência o Violão” com o curador musical Acácio Oliveira.

Programação deste sábado – 19h – Palestra “A Influência do Modernismo e da Arte Moderna nos HQs”, com Fabrício Grellet; 20h – Concerto de violão com Lucas Pullin.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

A partir das 19h, na sala de leitura do Parque Vicentina Aranha (rua Engº Prudente Meireles de Morais, 302 – Vila Adyana).

PUBLICIDADE

DJs fazem “black music”

O Galpão Altino Bondesan, no antigo complexo da Tecelagem Parahyba, abre as portas para as mesas e batidas da Mostra DJs In da House neste fim de semana. A mostra reúne artistas nos gêneros de música black e eletrônica. Na sexta, a programação teve música eletrônica e, neste sábado, será a vez da “black music”. A Mostra DJ’s In da House integra a programação especial do Mês da Música, realizada pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo.

Evento gratuito e livre para todas as idades.

Às 19h, no Galpão Altino Bondesan (avenida Olivo Gomes, 100 –  Parque da Cidade – Santana).

PUBLICIDADE

Cinema europeu no Sesc

Cioma Schönhaus é um jovem judeu na Berlim dos anos 1940. Como os melhores lugares para se esconder parecem óbvios demais, ele decide se expor para escapar à deportação pelos nazistas. Usando a identidade de um oficial da marinha criado por ele mesmo, Cioma embarca na vida noturna da cidade e até se depara com o amor durante os momentos mais sombrios da guerra. Ao longo dos dias, falsifica identidades com apenas um pincel, um pouco de tinta e uma mão precisa, e acaba salvando a vida de muitas pessoas. Coprodução de 2022 entre Alemanha e Luxemburgo, com direção de Meggie Peren.

Evento com classificação etária para maiores de 14 anos. Entre no link sescsp.org.br/sjcampos para comprar seu ingresso.

Às 20h, no Sesc de São José dos Campos (avenida Dr. Adhemar de Barros, 999 – Jardim São Dimas).

Recorrendo a falsificações, judeu foge da deportação na Alemanha da Segunda Guerra. Foto / Divulgação
PUBLICIDADE