Cury, Anderson e Dr. Elton: quem vai ganhar os votos da direita em São José dos Campos? Fotos / Redes sociais/Reprodução

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

A pesquisa do jornal O Vale/Ágili continua rendendo ótimas informações sobre o quadro político em São José dos Campos neste início de campanha eleitoral. Mas, como a fila anda, novas pesquisas vão surgindo com números diferentes, principalmente quanto à intenção de voto estimulada. (Veja também a pesquisa da TV Vanguarda/Ipec nesta coluna).

Uma das informações surpreendentes do levantamento feito pela Ágili foi em relação à posição ideológica do eleitor joseense. O resultado mostrou 50,3% dos eleitores se declarando de direita, 24,2% neutros e 10,9% de esquerda, com 14,5% não sabendo ou não querendo opinar. A informação contida no levantamento da Ágili confirmou que, cada vez mais, o eleitor joseense caminha para a direita, ou, no mínimo, para um descontentamento maior com a esquerda brasileira representada pelo PT.

De posse de suas próprias informações –que devem coincidir com a pesquisa da Ágili–, três dos seis candidatos à Prefeitura de São José estão cobiçando esse eleitorado. Anderson Farias (PSD), Dr. Elton (União) e Eduardo Cury (PL) devem levantar-se da cama todas as manhãs, ir até o espelho e perguntar: “Espelho, espelho meu, existe alguém mais à direita do que eu?”

Vejamos o que os espelhos –se forem dos bons– estão respondendo a eles:

Cury faz dever de casa

Eduardo Cury pulou do PSDB diretamente para o partido do “capitão”, o PL, ou seja, está no lugar certo se quiser ser visto como direitista. Além disso, Cury se antecipou aos adversários, ganhou apoio dos principais ícones desta direita e não deixou muito espaço para Anderson e Dr. Elton. Vídeos com Eduardo Bolsonaro, o secretário de Segurança Pública de SP Guilherme Derrite e o deputado federal mineiro Nikolas Ferreira praticamente fecham o quadro dos apoiadores “de elite” da direita. Além disso, conseguiu imagens de uma conversa para lá de amigável com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). E há quem diga que Jair Bolsonaro, o próprio, já teria gravado um vídeo de apoio a ele.

Anderson: falando sozinho

Os responsáveis pela campanha do prefeito Anderson Farias dormiram no ponto ao desprezarem essa corrida aos apoios dos puxadores de votos da direita. Se tentarem obter vídeos de apoio agora, terão de recorrer a nomes de uma espécie de série B do conservadorismo. Ao que parece, Anderson e o seu “padrinho”, o vice-governador Felício Ramuth (PSD), apostaram no apoio explícito de Tarcísio de Freitas. Não deu. Talvez tenham que optar por uma campanha buscando falar mais diretamente aos 24,4% de “neutros”, que de neutros não têm nada, pois são os eleitores de centro, aqueles que não se alinham a radicalismos de direita ou de esquerda.

Dr. Elton: o que vier é lucro

O União Brasil, partido do Dr. Elton na corrida à Prefeitura, é curioso, pois tem apoiadores em São José intimamente ligados ao bolsonarismo. Mesmo assim, o médico parece não querer avançar com muita sede ao pote onde estão os eleitores ideológicos. Parece optar por uma campanha propositiva em que belisque votos que não sejam nem de Cury e nem de Anderson. Começa a ser mencionado nas redes sociais como a tal terceira via, que sempre é atribuída a um candidato que não faz parte do pelotão principal.

PUBLICIDADE

PALANQUE

Saindo do forno

A noite de terça-feira (27) teve como principal fato político na campanha eleitoral de São José a divulgação da pesquisa encomendada pela TV Vanguarda ao instituto Ipec. Resultado: Eduardo Cury lidera com 29%, tendo Anderson Farias em segundo com 23%; na sequência, Wagner Balieiro (PT) com 14%; Dr. Elton com 11%; Toninho Ferreira (PSOL) com 4% e Wilson Cabral (PDT) com 2%. Dos demais ouvidos, 8% votariam em branco ou nulo e 10% não souberam ou não quiseram responder. O Ipec consultou 800 eleitores entre sábado (24) e segunda-feira (26). A margem de erro é de 3% para cima ou para baixo.

Imagem / G1 Vanguarda/Reprodução

Comparando (1)

Em relação à pesquisa do O Vale/Ágili, realizada entre os dias 16 e 19 deste mês com 600 eleitores, ocorreram as seguintes mudanças: Comparando os dois levantamentos recentes, Cury caiu de 30,30% para 29% e continua líder; Anderson também caiu, de 27,30 para 23%. Ou seja, a disputa pela liderança continua entre os dois candidatos, porém a distância entre eles, consideradas as duas pesquisas, dobrou de 3% para 6%.

Comparando (2)

No segundo bloco, a surpresa foi o petista Wagner Balieiro ocupado o terceiro lugar, saltando de 8% (Ágili) para 14% (Ipec). Seu adversário mais direto, o Dr. Elton ficou na mesma, oscilando de 11,30% para 11%. No terceiro bloco, Toninho subiu de 1,7% para 4% e Cabral saltou de 0,8% para 2%.

APOIO / SUPERBAIRRO

Os candidatos e a pesquisa O Vale/Ágili

Arte / O Vale/Reprodução

Política & Políticos ouviu os candidatos a prefeito de São José sobre o resultado da pesquisa do jornal O Vale/Ágili. As opiniões, portanto, não incluem a pesquisa desta terça-feira (27), da TV Vanguarda/Ipec. Quatro candidatos opinaram sobre sua posição. Eduardo Cury e Dr. Elton não responderam.

Foto / Facebook/Reprodução

Anderson Farias

“Comparando com a mesma pesquisa do mês de julho, notamos uma drástica queda de aproximadamente seis pontos do candidato Eduardo e um forte movimento de subida [da nossa candidatura]. Subimos mais de oito pontos, mostrando uma forte tendência de alta na pesquisa.”

Foto / Instagram/Reprodução

Toninho Ferreira

“A pesquisa traz um cenário positivo, especialmente considerando que a campanha está apenas começando. Mantivemos o mesmo percentual da pesquisa anterior, o que indica uma base de votos já consolidada. Queremos participar dos debates e sabatinas, ter um forte trabalho nas redes sociais e corpo a corpo nas ruas, para que a população conheça um projeto socialista para São José dos Campos.”

Foto / Instagram/Reprodução

Wagner Balieiro

“Eu não sinto essa rejeição nas ruas [35,50%]. Tenho conversado com as pessoas e percebo que entendem minha história de relação com a cidade. Sempre tive um histórico bom com todas as pessoas, até com pessoas que pensam diferente de mim, de outros partidos, e provavelmente isso está relacionado aos ataques que os adversários fazem ao partido e não à minha pessoa.”

Foto / Facebook/Reprodução

Wilson Cabral

“Para nós, é importante saber que há um crescimento no nosso número, ainda que pequeno, e queda nos demais no bloco inferior. Outra informação relevante é a menor rejeição dentre todos os candidatos. Como não temos recursos, a participação em entrevistas e no primeiro debate, da Band, no qual tivemos ótima avaliação, serão marcos importantes para análise. Continuamos buscando mostrar à cidade as melhores e mais bem embasadas propostas para São José dos Campos.”

PUBLICIDADE

TOQUE FINAL

Fonte: academiamedica.com.br/Reprodução
Ricardo Eugênio Boechat foi jornalista, âncora e locutor de rádio. Atuou nos principais jornais do país, como O Globo, O Dia, O Estado de S. Paulo e Jornal do Brasil. Nasceu em 13 de julho de 1952,em Buenos Aires (Argentina) e morreu em11 de fevereiro de 2019, São Paulo (SP). Fonte: Wikipédia
*Texto atualizado às 19h26 do dia 28/8/24 após revisão ortográfica e de estilo.