Ainda com cuidados e fiscalização, o comércio reabre. Foto / Adenir Britto/PMSJC

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

O Governo do Estado criou uma fase de transição no Plano SP e irá permitir a retomada das atividades comerciais e de serviços, de forma escalonada, a partir deste domingo (18). A medida foi anunciada nesta sexta-feira (16) pelo vice-governador Rodrigo Garcia e vale para todo o estado.

Já neste domingo, poderão reabrir o comércio em geral e os templos e igrejas. No próximo sábado (24), reabrem restaurantes e similares, salões de beleza e barbearias, atividades culturais, parques, clubes e academias. A transição, que fica entre as fases vermelha e laranja do plano, valerá até o dia 30. No dia 1º de maio haverá nova atualização.

Segundo Garcia, os indicadores da saúde apresentaram redução progressiva nas últimas semanas, com queda nas internações e diminuição da ocupação hospitalar, o que permitiu o avanço para uma retomada gradativa e consciente das atividades não essenciais. O decréscimo registrado foi de 1,4% ao dia em novas internações e de 0,8% ao dia em UTIs para pacientes moderados e graves com coronavírus.

Medidas da fase vermelha continuam em vigor, como o toque de recolher das 20h às 5h, a orientação para o teletrabalho em atividades administrativas não essenciais e o escalonamento de horário na entrada e saída das atividades do comércio, serviços e indústrias.

Veja o que muda

A partir de domingo (18 a 30)

– Comércio (inclui shopping centers) – Abre das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25% do estabelecimento.

– Missas e cultos – Estão liberados. Com respeito aos protocolos de higiene e distanciamento social.

A partir de sábado (24 a 30)

– Restaurantes e similares – Podem abrir das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25% do estabelecimento.

– Salões de beleza e barbearias – Das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25%.

– Atividades culturais – Das 11h às 19h. Ocupação máxima de 25%.

– Academias – Das 7h às 11h e das 15h às 19h. Ocupação máxima de 25%.

 

Fonte / Governo do Estado de SP