A chapa Tarcísio/Felicio, anunciada nesta quinta, dá maior tempo de TV ao primeiro e coloca o segundo no pelotão principal
DA REDAÇÃO
Desde a manhã desta quinta-feira (7), o ex-prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth (PSD), não é mais pré-candidato a governador de São Paulo. Em encontro realizado na sede do seu partido, ele foi anunciado como vice na chapa de Tarcísio de Freitas (Republicanos), candidato que representa o bolsonarismo na eleição paulista.
A negociação já vinha ocorrendo há pelo menos uma semana, quando foi revelada em reportagem do portal UOL em Brasília. Embora os dois lados tivessem negado o fechamento de um acordo, as conversas prosseguiram até o anúncio ocorrido nesta quinta-feira.
A chapa Tarcísio/Felicio traz vantagens para os dois candidatos. Tarcísio ganha mais tempo na campanha de tevê, superando o do líder atual nas pesquisas, o petista Fernando Haddad. Felicio, por sua vez, deixa de frequentar os últimos lugares na preferência dos eleitores para participar de uma campanha com chances reais de vitória.
Na coletiva que se seguiu ao anúncio, Felicio disse que a decisão de se unir à chapa de Tarcísio “não se trata de projeto pessoal, é pelo bem do estado”. Tarcísio elogiou o vice e comemorou a conquista do apoio do PSD: “Me dá uma sensação de segurança, estamos montando o melhor time e vamos fazer o melhor plano [de governo]”.
Briga pelo segundo lugar
A Quaest Consultoria divulgou pesquisa também nesta quinta-feira em que já desconsiderou os nomes de Márcio França (PSB) e Felicio entre os candidatos. O resultado apontou que metade das intenções de voto de Márcio França, que era o segundo colocado na última pesquisa da Quaest, em maio, com 17%, foram para o petista. Haddad tinha em maio 30% quando considerados todos os pré-candidatos, mas subia para 39% com a retirada do nome de França.
Na pesquisa desta quinta, Haddad se mantém na liderança com 38%. Em empate técnico pelo segundo lugar, estão Tarcísio de Freitas, com 15%, e Rodrigo Garcia (PSDB), com 14%. Além de buscarem um lugar no segundo turno, Tarcísio e Rodrigo têm que evitar um crescimento de Haddad que possa lhe dar a vitória no primeiro turno da eleição.
Motivação aumenta
Na viagem de retorno da Capital, onde participou junto com o prefeito Anderson Farias (PSD) do anúncio da nova chapa, o presidente em exercício do partido no município, Sérgio Theodoro, o “Théo”, disse que, apesar de Felicio não disputar mais o governo como cabeça de chapa, a motivação dos militantes locais deve aumentar.
“As chances [de vitória] aumentaram exponencialmente e será um avanço o estado poder contar com esse tipo de gestão”, disse Theo, referindo-se à qualidade de Tarcísio e Felicio como gestores de sucesso, um no Ministério da Infraestrutura e o outro na Prefeitura de São José.
Mesmo assim, o pessedista admitiu que a campanha muda. “Agora a campanha é do Tarcísio e vai caber ao Felicio contribuir com a elaboração do plano de governo”, explicou. E completou: “no plano local [em São José], nada deve mudar, cada partido vai trabalhar pelos seus candidatos a deputado”.
Theo ressaltou que o objetivo da chapa deve ser evitar que o PT chegue ao governo do estado. “Já vimos o que o PT fez no cenário nacional e agora temos que proteger o estado de São Paulo”, concluiu.