Faltam exatamente 15 dias para o prefeito Felicio Ramuth (PSD) decidir o seu futuro político. Até o próximo dia 2 de abril ele terá que renunciar ao mandato de prefeito se quiser disputar as eleições para governador de São Paulo. Ou permanecer como prefeito até o final desse seu segundo mandato.
O fato novo é que o nome de Felicio começa a aparecer nas pesquisas dos institutos que medem a vontade do eleitor. A pesquisa Genial/Quaest, divulgada nesta quinta-feira (17), mostra o prefeito de São José dos Campos marcando entre 1% e 3% das intenções de voto no estado de São Paulo, dependendo do cenário proposto ao eleitor.
Na pesquisa com nove nomes de pré-candidatos, Felicio fica com 1%. Em um segundo cenário, sem o nome de Márcio França (PSB) entre as opções, Felicio sobe para 2%. E no terceiro cenário, atinge seu melhor índice, com 3%, quando é excluído também o nome de Renata Abreu (Podemos), que substituiu a pré-candidatura de Arthur do Val, o “Mamãe Falei”.
Em todos os cenários projetados, o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), está na frente. Na pesquisa com todos os nomes, ele atinge 24% das intenções de voto, com Márcio França em segundo (18%); em terceiro, vem Tarcísio de Freitas (sem partido), com 9%, empatado tecnicamente com Guilherme Boulos (Psol) com 7%. Na sequência, vêm Renata Abreu (Podemos) e o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB), ambos com 3%, Vinicius Poit (Novo), com 2%, e finalmente, Felicio e o ex-ministro da Educação Abraham Weintraub (Brasil 35), com 1% cada.
A pesquisa ouviu 1.640 pessoas, com 16 anos ou mais, entre os dias 11 e 14. Contratado pelo Banco Genial e registrado na Justiça Eleitoral com o número SP-03634-2022, o levantamento tem margem de erro de 2% para cima ou para baixo.
O momento de Felicio
Os otimistas dirão que os números são bons, uma vez que Felicio nem sequer decidiu se vai ser candidato, enquanto quase todos os demais nomes estão sendo comentados há vários meses. Dirão ainda que, no embate pessoal com o candidato do desafeto Doria, o vice-governador Rodrigo Garcia fica tecnicamente empatado com Felicio em um dos cenários e só livra 1% nos outros dois.
Os pessimistas dirão que Felicio poderá, no máximo, divulgar os seus feitos à frente de Prefeitura de São José, fazer uma campanha correta e ganhar musculatura política para voos mais longos no futuro.
Enfim, faltam 15 dias.
PONTO A PONTO
Mantendo o discurso
“O sindicato conta essas mentiras aos servidores.” Assim o vice-prefeito Anderson Farias (PSD) reagiu à pauta de reivindicações salariais do Sindserv em entrevista ao site Vale 360 News. Anderson mostrou que, se assumir o lugar de Felicio Ramuth a partir de abril, o discurso em relação ao sindicato continuará sendo o mesmo: forte, frio, seco e direto.
A Prefeitura tem se apegado a uma espécie de “esquecimento” dos índices de inflação do início da pandemia até o final de dezembro do ano passado, enquanto esteve em vigor a Lei Complementar 173/2020, do governo federal, que proibiu reajustes de salários durante o estado de calamidade pública.
Até aí, tudo bem. Mas a roda não parou de girar nesse tempo todo e é inegável que a perda dos salários dos servidores para a inflação está batendo nos 20%. Disparar um gatilho de 5% em breve, irá representar que 15% estão indo para debaixo do colchão.
É isto mesmo?
Pauta desenterrada
Eleição tem o poder mágico de desenterrar esqueletos que já estavam sepultados há tempos. Foi o caso, nos últimos dias, do filme “Como se Tornar o Pior Aluno da Escola”, baseado em texto do apresentador/humorista Danilo Gentili, tendo o ator e também apresentador/humorista Fabio Porchat no elenco. O filme é de 2017, estava entregue à irrelevância, ninguém se lembrava dele.
Mas a aproximação das eleições de outubro ressuscitou a comédia da Netflix, colocando sangue nos olhos de toda a direita, que viu nele cenas de apologia à pedofilia. Rapidamente, o Ministério da Justiça determinou a retirada da fita do canal Netflix sob pena de pesadas sanções em caso de desobediência.
No Vale, candidatos e “pré-pré” candidatos se atiraram com voracidade contra a dupla Gentili e Porchat. A deputada Leticia Aguiar e o seu assessor inseparável, Anderson Senna, pegaram pesado nas redes sociais. E depois comemoraram a vitória.
Leticia em novo partido
Por falar em Leticia Aguiar, ela comunicou nesta semana o seu novo endereço partidário. Será o PP (Progressistas). A deputada estava no PSL, viu-se de repente no União Brasil quando o antigo partido se fundiu com o DEM, e agora vai para a legenda que, se não é a do seu ídolo, o presidente Jair Bolsonaro, que está no PL, tem na direção nacional o senador Ciro Nogueira, ministro-chefe da Casa Civil.
Também não faltarão colegas ideologicamente alinhados na sua bancada na Assembleia Legislativa. Ela será a única mulher do grupo de cinco e terá como colegas os deputados Conte Lopes e Coronel Telhada.
Recentemente, Conte Lopes deu entrevista dizendo que matou “14 vizinhos bandidos”. Eita lugar mal frequentado onde ele escolheu morar…
Brotam pré-candidatos
Se todos os nomes que estão se lançando como pré-candidatos a deputado estadual e federal forem confirmados, não haverá a menor possibilidade de São José dos Campos eleger ou reeleger alguém.
A desenvoltura maior está no pessoal da direita, com a aposta de que, apoiando a chapa do presidente Bolsonaro, as chances aumentam bastante. Isso é inegável e a própria Leticia Aguiar é um exemplo.
Lá do outro lado, na esquerda, embora os nomes estejam se mantendo mais ou menos “na moita”, também existe confiança de que uma grande votação de Lula irá levar muita gente dos partidos que o apoiarem para a Assembleia e a Câmara dos Deputados.
Por enquanto, em vez de especular com nomes, vale a pena esperar para ver se o que está brotando em abundância irá se tornar planta forte ou vai secar antes do tempo.
Escancarando o jogo
Um nome que, ao que parece, estará garantido na urna eletrônica é o do vereador Juvenil Silvério (PSDB), que também é o líder do governo na Câmara. Ele não tem se preocupado com a discrição e escancara o seu destino político.
Assim que for aberta a tal janela partidária, aposta-se que Juvenil deve ser o primeirão a pular do PSDB para o PSD do prefeito Felicio. Sinais de que isto vai acontecer estão sendo dados quase diariamente. O vereador tem tido participação como protagonista nos principais eventos da Prefeitura. Um deles foi a reunião realizada na ACI (Associação Comercial e Industrial) para discutir com os comerciantes o projeto Urbaniza Centro.
Em tempo – Um dos milhões (rs.) de leitores de Política & Políticos puxa a orelha do colunista e mostra que o caminho de Juvenil pode ser muito tortuoso se pretender uma mudança de partido. Por quê? Porque vereador não pode se beneficiar da janela partidária. Então, se decidir sair do PSDB e concorrer pelo PSD, ele corre o risco de perda do mandato caso um suplente tucano reivindique seu lugar. Assim como aconteceu com o vereador Fernando Petiti, que deixou o PSDB em 2018 para concorrer a deputado estadual pelo MDB e teve o mandato tomado pelo suplente Dié Alvarenga. Pois é, este é o dilema de Juvenil.
Cury e Felicio se reencontram
Se Juvenil Silvério ocupa todos os espaços possíveis, o deputado federal Eduardo Cury é uma verdadeira esfinge quando se trata do seu futuro político. Nos últimos dias, Cury tem aparecido bastante em várias cidades da região, mas tem se mantido mais discreto em São José.
Isto não impediu que ele fosse à abertura da Arena de Esportes para a população –a Farma Conde Arena–, no último sábado (12) e protagonizasse momentos de elegância política com o prefeito Felicio.
Na hora de descerrar a placa da arena, Felicio foi elegante ao convidar Cury para ser o principal “ator” do evento. Em seguida, Cury respondeu com a mesma elegância abrindo mão do convite e deixando Felicio à vontade para brilhar.
[Veja aqui] o momento de troca de gentilezas.
Em vídeo publicado nas redes sociais, Cury contou toda a história da Arena de Esportes, iniciada em seu governo, e foi implacável com a gestão do petista Carlinhos Almeida, que o sucedeu. Ele disse que deixou R$ 20 milhões para o término da arena, mas o PT, por razões políticas, torpedeou o projeto. [Veja aqui] a história da arena, contada por Cury.
Quanto ao seu futuro, se será no PSDB ou em outro partido, Cury não parece querer falar no momento. A coluna fez contato com a assessoria do deputado no dia 21 de fevereiro para uma entrevista. Até agora não recebeu resposta.
GESTÃO
A festa da certificação
Deve ter sido a maior solenidade de todos os cinco anos do governo Felicio Ramuth. A Administração comemorou em grande estilo a certificação do município como Cidade Inteligente, Resiliente e Sustentável. Não é para menos: como Cidade Inteligente, é a primeira do Brasil e uma das 79 em todo o planeta.
O auditório do Cefe (Centro de Formação do Educador) foi preparado meticulosamente para uma exibição de força e competência. Os vários projetos, programas e ações viabilizados por inovações tecnológicas desfilaram pelo palco e telões como se fosse uma escola de samba carioca defendendo um enredo magistral.
O vereador “independente” Thomaz Henrique (Novo) ainda tentou fazer a Prefeitura atravessar o samba, insinuando uma espécie de marmelada na certificação, devido ao fato de a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) estar atuando em parceria com o Parque Tecnológico e São José ter sido a única cidade brasileira avaliada até agora. E ainda propôs a privatização do Parque.
Cidade para empreender
Como se não bastasse a festa do Cefe, na mesma semana a Prefeitura anunciou que a cidade foi considerada a melhor do interior do país entre as Cidades Empreendedoras. Consideradas também as capitais, ficou em sétimo lugar, atrás, pela ordem, de São Paulo, Florianópolis, Curitiba, Vitória, Belo Horizonte e Porto Alegre.
A avaliação é de responsabilidade da Escola Nacional de Administração Pública (Enap). Ainda segundo a Prefeitura, a “competição” avalia sistema regulatório, infraestrutura, mercado, capital financeiro, inovação, recursos humanos e cultura empreendedora.
São José registrou em 2021 a criação de 12.705 empresas, sendo 8.254 delas na categoria de microempreendedor individual (MEI).
Mais uma UTI
A saúde também tem o que comemorar. Foi entregue nesta quinta-feira (17) a nova UTI do Hospital de Clínicas Sul, com dez leitos e 52 novos profissionais, entre enfermeiros, médicos, nutricionista, fisioterapeuta e outros integrantes de uma equipe multiprofissional.
No ano passado, a Prefeitura já havia concluído o novo prédio do hospital, gerando um espaço mais amplo, organizado e com equipamentos modernos.
LDO: você deve opinar
Está disponível desde segunda-feira (14), no site da Prefeitura –www.sjc.sp.gov.br– um formulário online para a população enviar sugestões ao projeto de lei da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) de 2023. A LDO define, sempre no ano anterior, as prioridades do governo para o ano seguinte. Entre os dias 22 e 5 de abril, serão realizadas sete audiências públicas para receber sugestões ao vivo.
É importante participar desse tipo de consulta. Quem não é ouvido, não pode ser atendido. E não adianta reclamar depois…
NA CÂMARA
Previdência sofre revés
Por essa, ninguém esperava. Nesta quinta-feira (17), foi anunciado na sessão da Câmara Municipal que 11 vereadores que integram a base de apoio ao prefeito Felicio Ramuth decidiram pedir, por ofício, que ele retire o projeto de reforma da Previdência dos servidores municipais para a realização de estudos de impacto das medidas propostas.
Assinaram o ofício 11 dos 18 vereadores da base: Dr. José Claudio (PSDB); Dulce Rita (PSDB); Fabião Zagueiro (Solidariedade); Fernando Petiti (MDB); Junior da Farmácia (União Brasil); Marcelo Garcia (PTB); Milton Vieira Filho (Republicanos); Rafael Pascucci (PTB); Renato Santiago (PSDB); Roberto Chagas (PL) e Walter Hayashi (PSC).
A Prefeitura ainda não se manifestou sobre o pedido. O SuperBairro voltará ao assunto nesta sexta-feira (18).
Abranches é cidadão joseense
Na quarta-feira (16), a Câmara entregou o título de cidadão joseense ao jornalista Carlos Abranches. A homenagem partiu da vereadora Dulce Rita (PSDB). Abranches é mineiro de Juiz de Fora e atuou por mais de 25 anos na TV Vanguarda, afiliada da Rede Globo na região. Além disso, participa da comunidade como escritor e músico, sendo também ligado ao movimento espírita.
O jornalista Júlio Ottoboni, amigo de Abranches, relembrou a trajetória dele desde a chegada à cidade, em 1995, destacando sua dedicação a causas sociais.
TOQUE FINAL
> Esta coluna é publicada todas as terças-feiras. Excepcionalmente, está sendo publicada, nesta semana, na quinta-feira (17).
> Texto atualizado às 10h08 do dia 18/3/2022 para inclusão de vídeos do deputado Eduardo Cury (PSDB) sobre a Arena de Esportes.
> Texto atualizado às 11h40 do dia 18/3/2022 para inclusão de informação sobre a possível candidatura do vereador Juvenil Silvério (PSDB) a deputado estadual.