Após a última edição presencial em 2019 (foto), o festival volta a receber público, mas com limitações. Foto / Governo de São Paulo/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

Do feriado desta sexta-feira (9) até domingo (11), o Festival de Inverno oferece atrações presenciais e pelo Youtube

 

DA REDAÇÃO

Uma boa opção de programa cultural neste final de semana é subir a serra até Campos do Jordão ou curtir tudo de casa pelo Youtube. A 51ª edição do Festival de Inverno de Campos do Jordão, iniciada no último sábado (3), entra em sua segunda semana com atrações em Campos e também na Sala São Paulo, na Capital.

Além da transmissão pela internet, o festival recebe público presencial com limitação a um terço dos lugares. A edição do ano passado foi cancelada por causa da pandemia de covid-19. Neste ano, estão sendo seguidas as recomendações da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Beethoven e Piazzola

Esta edição homenageia os 250 anos do compositor clássico Ludwig van Beethoven e os 100 anos do compositor de tango mais importante da segunda metade do século XX, Astor Piazzola.

Além disso, obras de compositoras do presente e do passado também são executadas pelas orquestras participantes, como as de Fanny Mendelssohn, Cécile Chaminade, Lili Boulanger e as brasileiras Clarice Assad e Marisa Rezende.

Entre as orquestras, estão se apresentando a Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo), comandada pelo diretor musical Thierry Fischer, e a Orquestra do Festival, regida por Cláudio Cruz e Giancarlo Guerrero. Jazz e barroco também têm espaço no evento.

Os ingressos estão disponíveis no site do festival.

Serviço

O quê – Festival de Inverno de Campos do Jordão

Quando – 3 de julho a 1º de agosto

Onde – Auditório Cláudio Santoro, em Campos do Jordão; Sala São Paulo, na Capital; e canal do festival no Youtube

Informações http://www.festivalcamposdojordao.org.br/ingressos/ingressos-2021/

Programação de sexta a domingo

Sexta-feira (9)

Sala do Coro, 10h30 às 13h – Masterclass de Violino com Liviu Prunaru, spalla da Orquestra do Concertgebouw de Amsterdã desde 2006. Solista em diversas orquestras renomadas ao redor do mundo, como a Orquestra Filarmônica Real e a Orquestra Sinfônica de Londres, o violinista recebeu em 2003 o Prêmio Internacional Eugène Ysaÿe. Transmissão ao vivo no canal do Festival no YouTube.

Auditório Claudio Santoro, 19h – Professores e bolsistas.

Sala da Lareira, 19h – Eudóxia de Barros, piano. Obras de Haydn, Beethoven, Liszt, Prokofiev, Oswaldo Lacerda. Francisco Mignone, Eduardo Souto, Ernesto Nazareth e Zequinha de Abreu. O concerto é uma realização do Hotel Toriba. A apresentação é aberta também ao público em geral mediante disponibilidade de lugares. Consultar pelo fone/whatsapp (12) 3668-5000.

Sábado (10)

Auditório Claudio Santoro, 11h – Professores e bolsistas.

Sala da Lareira, 19h – Concerto com Marly Montoni (soprano), Ulisses Montoni (tenor) e Antonio Luiz Barker (piano). Obras de Andrew Lloyd Webber, Ennio Morricone, Leonard Bernstein, Nino Rota, Ernesto de Curtis, Sergei Prokofiev, Charlie Chaplin, Claude Michel Schönberg, Frederick Loewe e Giuseppe Verdi.

Auditório Claudio Santoro, 20h – São Paulo Chamber Soloists – Obras de Clarice Assad e Tchaikovsky.

Domingo (11)

Auditório Claudio Santoro, 11h – Professores e bolsistas.

Auditório Claudio Santoro, 16h30 – Escualo Ensemble, com Amanda Martins (violino), Cláudio Torezan (contrabaixo), Daniel Grajew (piano) e Rubén Zúñiga (vibrafone). Obras de Astor Piazzolla, Osvaldo Pugliese, Ernesto Nazareth, Leopoldo Federico e Horacio Salgán.

Sala São Paulo, 19h – Jazz Sinfônica sob a regência de Nelson Ayres. Obras de Ernesto Nazareth, Freddy Mercury, Heitor Villa-Lobos, Edu Lobo & Chico Buarque, Ernesto Nazareth & Vinicius de Moraes, Tom Jobim / Chico Buarque / Vinicius de Moraes e Milton Nascimento & Ronaldo Bastos.

Confira aqui, detalhes da programação, locais, horários e ingressos.