A festa deste ano homenageia, em vídeo, o mestre Zé da Viola, falecido em fevereiro. Foto / PMSJC/Divulgação

Wagner Matheus é jornalista (MTb nº 18.878) há 45 anos. Mora na Vila Guaianazes há 20 anos.

DA REDAÇÃO

Pela primeira vez depois de 18 anos, neste feriado de quarta-feira (21) a tradicional Festa do Mineiro terá a sua décima nona edição totalmente virtual. Para quem curte as tradições mineiras, haverá missa e apresentações musicais em três horários.

Nas edições anteriores a festa reuniu, anualmente, milhares de pessoas para curtir o melhor da culinária mineira (galinhada, torresmo, feijão tropeiro, arroz carreteiro, além de uma infinidade de doces típicos). Eram 30 expositores de gêneros alimentícios e 60 de artesanato, além de uma oficina livre outra de luteria de violas.

Promovida pela Fundação Cultural Cassiano Ricardo e Prefeitura de São José dos Campos, a Festa do Mineiro completou 18 edições em 2019, mas não foi realizada em 2020 em razão da pandemia de covid-19.

Eventos na tela

– Às 10h, a tradicional missa será celebrada pelo pároco Rinaldo Roberto Rezende.

– Ao longo do dia, será exibido um vídeo com os melhores momentos da Festa do Mineiro de anos anteriores, no Pavilhão Gaivota do Parque da Cidade (região norte). O vídeo também homenageia uma importante figura da festa, o mestre Zé da Viola, falecido em fevereiro deste ano.

– Às 18h apresenta-se a Orquestra Paulista de Viola Caipira. Fundada em 1997 pelo maestro Rui Torneze e formada exclusivamente por violas caipiras de dez cordas, a orquestra tem como missão criar público para a música executada com base na viola caipira. A orquestra vai apresentar as seguintes canções: Minas Gerais (Rolando Boldrin), Estrada de Minas Gerais, Billie Jean / Caminheiro, Sweet Chile on mine / Saco de Ouro, Fogão de Lenha, Caipira, Ave Maria (Schubert), Chico Mineiro, Desenredo / Trenzinho do Caipira, Vivendo Aqui no Mato, Uirapuru, Minas Gerais (pagode), Mineiro de Monte Belo, Meu Recanto e Meu Paraíso.

– Às 20h, o show musical Nas Trovas de Minas, com Nilton Blau e Grupo, faz um “passeio” pela cultura mineira e por suas influências, que vão das folias ao samba de roça, congado mineiro e mazurka, do bailado sanfonado ao “rastapé”. Também haverá espaço para o forró pé de serra, modas, prosas e poesia brejeira. Com Nilton Blau (voz, viola, violão, cavaco e percussão), Kardec Gonzaga (acordeon e sanfona 8 baixos), Pedro Canhé (bateria e efeitos) e Natanael Santos (voz e percussão).

Toda a programação estará disponível no canal do Youtube da Fundação Cultural Cassiano Ricardo. Para acessar, digite: youtube.com/fccrsjc